Perfeccionismo: saiba como utilizá-lo a seu favor!

Em alguns casos, o perfeccionismo passa do saudável e se torna uma obsessão. Como dar o melhor de si de uma maneira saudável?

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(Foto: Pixabay)

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/03/2018 às 12:17
Atualizado às 12:17

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Você se considera perfeccionista? Se sim, tem notado que isso está atrapalhando a sua produtividade? Algumas pessoas ficam tão presas aos detalhes em tudo que o perfeccionismo delas acaba as tornando chatas – e não só com os outros, mas também com elas mesmas.

“Costumo dizer que existem dois tipos de perfeccionista: o saudável e o neurótico. O saudável normalmente estipula objetivos e os enxerga como um desafio, uma oportunidade de aprendizado; já o neurótico costuma ficar assustado diante das metas, pois tem medo de não conseguir alcançar um resultado satisfatório – muitas vezes, esse medo é a própria causa dos maus resultados. O perfeccionista neurótico fica tão exausto com suas próprias cobranças, que acaba entregando menos do que poderia”, exemplifica Christian Barbosa, empresário e coach especialista em produtividade.

Outro hábito dessas pessoas é abdicar de tudo – amigos, família, momentos de lazer, hobbies – para se dedicar a algumas atividades por muito mais tempo do que deveriam; e é claro que isso não é saudável. O grande problema é que elas vivem em um mundo paralelo. Sempre que começam a fazer uma atividade, o perfeccionismo as fazem tentar alcançar o melhor resultado possível. Mas esse resultado nunca vem. Afinal, nada nunca está bom o suficiente, e os neuróticos sempre tendem a achar que podem melhorar algum detalhe.

Acontece que a perfeição é relativa: o que representa um bom resultado para um pode não significar a mesma coisa para o outro, como complementa Christian. “Quando seus esforços não são reconhecidos ou recebem críticas, esses perfeccionistas geralmente se sentem frustrados, ficam estressados e, além disso, passam a ter menos tempo para se dedicar às coisas realmente importantes. As pessoas com esse perfil costumam deixar que os resultados as definam. Isso é lamentável”, avalia o profissional.

Mas o que você, perfeccionista, pode fazer para deixar de ser neurótico? Primeiro, é preciso entender que esse comportamento rouba o seu tempo e traz infelicidade e decepção, o que pode até desencadear uma depressão. Quando fica muito tempo parado em uma mesma atividade, por exemplo, você simplesmente impede a sua própria evolução!

O passo seguinte para se livrar do perfeccionismo destrutivo é celebrar pequenas vitórias e cobrar-se menos, explica o especialista: “Quando aprende a comemorar conquistas “pequenas”, o perfeccionista vai eliminando o hábito da cobrança excessiva. Para os que têm mais dificuldade em se libertar da exigência, encontrar um ‘anjo da guarda’ é uma alternativa interessante. Escolha uma pessoa de confiança para te monitorar e te ajudar a identificar seus exageros”, finaliza Christian.

Acima de tudo, para abandonar esse pensamento tão prejudicial, é fundamental respeitar a si mesmo. A medida mais importante é entender que todos nós temos limitações, e ser perfeito é humanamente impossível!

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