Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba o que fazer ao perder a comanda de um estabelecimento comercial
Saiba o que fazer ao perder a comanda de um estabelecimento comercial - Shutterstock

Estilo de Vida

Perdi a comanda do restaurante, e agora? Especialista comenta

Professora de Direito explica detalhadamente o que fazer quando se perde a comanda de um estabelecimento comercial

Diversos estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares e baladas, usam a comanda para controlar os gastos dos clientes. Assim, ao final do consumo, basta levar essa espécie de controle e efetuar o pagamento.

Mas você sabe o que acontece quando o cliente perde a comanda? Alguns locais preveem a aplicação de multa, caso você não a encontre na hora de ir embora. No entanto, essa prática não é permitida e é considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor, segundo Letícia Machel Lovo, professora de Direito.

Ou seja, você não é obrigado a pagar essa multa. Isso porque é o fornecedor (e não o cliente) quem tem responsabilidade pelo controle de gastos. “É ideal que o consumidor mantenha a calma, reporte o ocorrido a gerência do estabelecimento e declare o valor gasto. Isso para que a situação tenha uma solução amigável”, explica a profissional da Universidade de Franca (Unifran).

Caso o estabelecimento não queira te deixar sair sem pagar, você pode arcar com os custos, porém exigir uma nota fiscal. Assim, você terá o direito de se dirigir ao órgão de Defesa do Consumidor de sua cidade para pleitear a devolução em dobro do valor pago indevidamente.

É imprescindível saber que todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços devem manter para consulta o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Além disso, o site do Procon-SP tem um espaço especialmente desenvolvido para informações e reclamações dos consumidores.

O que fazer se não quiser ou puder pagar a multa?

Se o preço cobrado pela comanda perdida for muito alto e você não conseguir pagar, você não pode ser obrigado e há outra opção. “Caso a resolução amigável não seja possível, o consumidor poderá acionar o Procon e, até mesmo, registrar boletim de ocorrência”, diz a docente. Com isso, o local poderá receber uma multa.

A professora salienta que, dependendo do caso, pode ser interessante contatar um advogado nesses casos. “A atuação de um profissional capacitado é de grande importância para a eficácia da Lei. Desta forma, o consumidor estará amparado ao contratar um especialista com experiência na área consumerista”, finaliza.

Mais notícias como essa

Pets

Seu cão nem sempre parece gostar do seu carinho? Saiba como fazer esse momento ficar mais agradável para ele

Pets

Mudanças comportamentais podem indicar que o pet está vivenciando um quadro de estresse; saiba como lidar

Receitas

Você não precisa temperar a salada apenas com azeite e vinagre como sempre; descubra temperos bem mais saborosos

Comportamento

Demissão após o fim da licença-maternidade está entre os obstáculos enfrentados pelas mulheres no ambiente corporativo