ESTILO DE VIDA

Perder peso de forma saudável é possível com frango e batata-doce

A combinação frango e batata-doce é perfeita para ganhar massa magra e perder peso com saúde. O motivo? “As proteínas são essenciais para a formação e reconstrução muscular, e o carboidrato é fonte de energia para o corpo”, explica Ana Valéria Ramirez, médica nutróloga.

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/04/2018 às 08:38
Atualizado às 12:24

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A combinação frango e batata-doce é perfeita para ganhar massa magra e perder peso com saúde. O motivo? “As proteínas são essenciais para a formação e reconstrução muscular, e o carboidrato é fonte de energia para o corpo”, explica Ana Valéria Ramirez, médica nutróloga. Ou seja, a raiz libera a glicose lentamente no sangue, evitando os picos de insulina que favorecem o acúmulo de gordura, enquanto a carne branca auxilia a perder peso com saúde e no processo de recuperação dos músculos.

Por que consumir frango e batata-doce juntos ajuda a perder peso com saúde?

prato perfeito para perder peso com frango e batata doce e alface e pimenta

“Os aminoácidos, que são liberados durante a digestão das proteínas, precisam de glicose para serem absorvidos e, como a batata-doce é rica em carboidratos (que se transformarão em glicose), consumir os dois alimentos ao mesmo tempo contribui para o envio de mais nutrientes para as fibras musculares”, revela Ana. (Foto: Sarah Bianco)

Batata-doce com carne vermelha também ajuda a perder peso? 

Há controvérsias quanto à substituição da carne branca pela vermelha, pois, embora carnes como patinho e maminha sejam magras e ricas em ferro e vitaminas, é necessário atenção quanto ao teor de gordura presente nos demais cortes. “É até bom mudar um pouco, já que o consumo de carne vermelha magra é essencial, uma vez que peixes e aves são ricos em vitamina B e proteínas, mas pobres em ferro”, comenta Ana. (Foto: Shutterstock.com)

Batata-doce com clara de ovo

A albumina, proteína presente na clara do ovo, é nutritiva, tem fácil digestão e auxilia na reparação dos tecidos musculares após a atividade física. “Mas somente o ovo com a batata-doce não trará benefícios para o ganho de músculos. É a associação desses alimentos com uma dieta equilibrada e atividade física que trarão os resultados desejados”, conta Nádia Neves, professora do curso de nutrição da Anhanguera de Brasília. (Foto: Shutterstock.com)

Dieta restritiva de frango e batata-doce é saudável?

“Uma dieta que tem como base apenas frango e batata-doce, por mais que tenha vantagens, é uma dieta pobre em nutrientes”, alerta Ana Valéria, e “deve ser seguida por pouco tempo, uma vez que, para uma dieta equilibrada, precisamos contemplar todos os grupos alimentares”, complementa Nádia. (Foto: iStock.com/Getty Images)

Quantidade ideal de frango e batata-doce para comer por dia

Para quem treina diariamente e deseja ganhar massa, a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte recomenda a ingestão de 2g de proteína e cerca de 5g de carboidratos por quilo de peso. Em caso de dúvida, a recomendação das nutricionistas é que a porção ideal por refeição deve respeitar uma quantidade que caiba na palma da mão. (Foto: Shutterstock.com)

Consultoria: Ana Valéria Ramirez, médica nutróloga de São José do Rio Preto (SP), @dra.anavaleriaramirez; Nádia Neves, professora do curso de nutrição da Anhanguera de Brasília (DF)

LEIA TAMBÉM: