Você não tem paciência, tempo ou disposição para se exercitar? Que tal apostar nas atividades aquáticas para se divertir e perder peso ao mesmo tempo?
por Redação Alto Astral
Publicado em 26/01/2017 às 19:35
Atualizado às 15:05
O emagrecimento saudável só ocorre quando gastamos mais energia do que a quantidade calórica consumida nos alimentos. Por isso, nada de ficar em casa parada esperando a dieta fazer efeito. As atividades aquáticas oferecem, além da perda de peso, menos impacto nas articulações, melhorias no condicionamento cardiorrespiratório, mais força, flexibilidade e resistência muscular. É o que garante a consultora em exercícios aquáticos e personal trainer Roxana Brasil. “Outro aspecto importante de se ‘malhar’ na água é a percepção de menor esforço, isto é, a intensidade do exercício é tão alta quanto se fosse realizado em terra, entretanto, o indivíduo sente que está se esforçando menos”, afirma.
Foto: iStock.com/Getty Images
É importante se sentir bem ao fazer atividades físicas. No meio aquático isso é muito fácil, pois estar dentro de uma piscina relaxa e massageia o corpo, sem contar que a sensação de diminuição do peso corporal causa menos estresse nas articulações. A personal trainer menciona ainda outra vantagem: a sensação de frescor que a água proporciona. Além disso, o contato com a água facilita a circulação sanguínea, reduzindo o inchaço e auxiliando a perda de peso. Segundo Roxana, atividades aquáticas possuem poucas contraindicações, somente quando existe hipersensibilidade aos produtos de limpeza da piscina, problemas de regulação da temperatura corporal, fobia de água e tímpano perfurado. Outro cuidado especial é com a hidratação da pele e do cabelo, já que o cloro resseca essas partes do corpo.
A personal trainer recomenda fazer uma avaliação com um profissional, que vai ajudar na escolha de uma prática que atenda às suas expectativas e respeite suas limitações. “Nos dias atuais, são mais de 1200 aulas catalogadas”, comenta Roxana. Ela indica as atividades aquáticas para qualquer faixa etária e pelo menos três vezes na semana.
Texto: Fer Vasconcelos/Colaboradora | Consultoria: Roxana Brasil, personal trainer e consultora em exercícios aquáticos do Rio de Janeiro (RJ)
LEIA TAMBÉM
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.