Perca peso em dose tripla com abacaxi, limão e maracujá

Quer aliar frutas à sua dieta? Conheça as propriedades nutricionais e os benefícios do abacaxi, do limão e maracujá para quem deseja perder peso!

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Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/09/2016 às 18:05
Atualizado às 12:24

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Nada como uma dieta balanceada para manter a forma e o corpo saudável. Mas nem sempre sabemos ao certo o que estamos consumindo. Conversamos com o nutricionista Israel Adolfo para explicar melhor sobre três frutas poderosas: abacaxi, limão e maracujá, que podem ajudar você a ganhar na qualidade de vida e perder peso!

Trio poderoso, abacaxi, limão e maracujá

Foto: Shutterstock.com

Trio poderoso

Abacaxi, limão e maracujá, têm como benefícios as vitaminas, os minerais e outras maravilhas que favorecem sua saúde. O maracujá é rico em fibras, além de apresentar propriedades relaxantes. O abacaxi tem uma enzima chamada bromelina, substância que facilita na digestão de proteínas. Por isso é recomendado consumir a fruta após as refeições, pois ela é capaz de dissolver gorduras e reduzir a formação de gases. O limão é um poderoso bactericida e age como uma espécie de antibiótico natural, tem ação cicatrizante e purifica o sangue. Possuiu alta capacidade desintoxicante, que ajuda o organismo a se livrar de impurezas, retenção de líquidos e inchaço.

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Maracujá em pó

A farinha de maracujá é feita a partir da casca, rica em pectina, uma fibra capaz de bloquear o armazenamento de gordura no corpo. Essa fibra se transforma em um gel, que em contato com água, impede que o organismo estoque pneuzinhos, ajudando a controlar a fome. Durante todo o trato digestivo, esse gel evita que parte da glicose e do colesterol seja absorvido e eliminado nas fezes. “Além disso, a ‘fibra encharcada’ faz peso no estômago, o que causa a sensação de saciedade”, explica Israel.

Porção ideal

Segundo a Organização Mundial da Saúde, é ideal consumirmos de 3 a 5 porções de frutas diariamente. Cada porção equivale a aproximadamente 50kcal, então:

Abacaxi: 1 fatia média

Limão: suco de 2 limões

Maracujá: 1 unidade média

Formas prazerosas de consumo

O limão e maracujá, por serem azedinhos, são ideais para serem consumidos na forma de suco. Em vez de açúcar, experimente combinar com uma outra fruta doce ou usar água de coco no lugar da água, que já é docinha naturalmente. O limão também pode ser aproveitado no tempero de saladas, carnes, frango ou peixe. O abacaxi pode ser batido com a tradicional hortelã, que é um ótimo digestivo, mas também com outras frutas, ervas e vegetais como melão, erva-cidreira, folhas de couve, etc.

Cuidados necessários

Por ser uma fruta muito ácida, o consumo em excesso do abacaxi pode agredir o estômago. Quanto ao limão, deve-se evitar o contato do sumo com a pele, bem como a exposição ao sol, pois essa parte da fruta tende a causar manchas e até queimaduras.

Texto: Júlia Prado Consultoria: Israel Adolfo, nutricionista do esporte e especialista em fisiologia do exercício e treinamento desportivo, de São Paulo (SP)