Pequenos reparos: resolva problemas comuns em sua casa!

Confira algumas dicas para fazer você mesma pequenos reparos e veja que não é difícil resolver problemas comuns em sua residência!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/12/2016 às 18:38
Atualizado às 14:15

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O primeiro passo para ter uma casa arrumada é manter tudo funcionando. Mas não é necessário, toda vez que algo quebrar, gastar com um profissional. Arrumar torneiras, descargas, disjuntores e outros artigos na sua residência é bem mais fácil do que se pensa. A TendTudo, rede de materiais para construção, decoração e reforma, dá algumas dicas para realizar pequenos reparos.

ferramentas para pequenos reparos

Foto: iStock.com/Getty Images

Pequenos reparos em pias e ralos

Para limpar ralos, você deve usar apenas uma solução caseira composta por 1 colher de sopa de bicarbonato e 1 xícara de chá de vinagre de álcool. Aplique a solução e deixe a mistura agir por meia hora. Depois desse período, é só enxaguar o ralo e verificar se a gordura e o mau cheiro foram eliminados. Se o caso for mais grave e a pia estiver entupida, jogue água quente nela e depois use um desentupidor. Os canos resistem a esse processo, mas ele não deve ser repetido com frequência. Caso a água quente não resolva o problema, use luvas para soltar e retirar o sifão. Assim, você poderá desobstruir o entupimento e dar vazão à água.

Torneira

Torneiras que não param de pingar são irritantes, além de desperdiçarem água e atrapalharem na economia doméstica. Para evitar o problema, feche o registro, use um alicate e uma chave inglesa para desapertar o pino superior da torneira. Remova a peça com o auxílio de uma chave de rosca, coloque um novo anel (courinho) para vedar a torneira e devolva-a para o lugar, rosqueando bem. Ligue o registro e teste para ver se parou de pingar.

Descargas

Se a descarga do banheiro disparar, é possível consertar. Provavelmente, a mola interna está estragada e você terá que trocar a válvula da descarga que controla o fluxo de água. Primeiro, feche o registro geral do banheiro. Depois, compre um sistema de descarga da mesma marca. Feito isso, use uma chave de fenda para abrir a tampa da válvula. Retire os parafusos das laterais e remova a descarga da parede. Tire todas as peças, incluindo a mola, e troque-a pelas peças novas. Fixe a descarga na parede, ligue o registro geral e confira se ela está funcionando normalmente.

Disjuntor

Para desarmar o disjuntor, o procedimento não é complicado: basta desligar a chave geral de energia para garantir a segurança e depois abaixar o botão da área desejada, como se você fosse desligar uma lâmpada. Desarmando o disjuntor manualmente, você poderá mexer no circuito elétrico ou até mesmo substituir equipamentos como, por exemplo, o chuveiro. Um detalhe importante é não usar ferramentas metálicas nos disjuntores – o mais seguro é usar instrumentos devidamente isolados.

Texto: Jussara Tech

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.