Sentir-se inferior e ter pensamentos negativos podem ser prejudiciais

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos afirmou que cultivar pensamentos negativos e criticar a si mesma pode gerar prejuízos à sua saúde!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/05/2017 às 11:22
Atualizado às 13:46

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já parou para pensar o quanto os sentimentos ruins que você possui ou os julgamentos que faz contra si mesma são ruins para sua saúde? Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade da Pensilvânia descobriu que sentir-se inferior e ter pensamento negativos sobre si, como não aceitar o peso corporal, por exemplo, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas. O estudo analisou 159 adultos com obesidade que têm preconceito com o corpo.

Mulher, acima do peso, sentada, pensando, batatas, chips

Se inferiorizar por causa do corpo pode ser um fator para desenvolver várias doenças FOTO: Shutterstock.com

Os participantes tiveram que responder alguns questionários e foram submetidos a alguns exames metabólicos — como riscos associados a doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e pressão alta. Após análises, os pesquisadores descobriram algo interessante: os paciente que se inferiorizam por conta da sua condição e tinham maior preconceito com o corpo tinham três vezes maior probabilidade de ter problemas metabólicos e seis vezes mais probabilidade de ter triglicérides elevados do que aqueles que não têm esses problemas.

pessoa se pesando

Todos devem se conscientizar, pois muitas vezes a inferiorização é vista como algo normal FOTO: Istock.com/Getty images

Infelizmente, os profissionais de saúde, a mídia e até mesmo os amigos e familiares desempenham um papel importante nos estigmas que envolvem o peso e outros estereótipos. Como mostra o estudo, a cultura do body-shaming ( ato de envergonhar-se do corpo, ou ainda, reprová-lo) afeta as pessoas fisicamente e mentalmente — caso elas internalizem essa negatividade.

Na mídia vemos as pessoas sendo envergonhadas por causa de seu peso, ou pessoas que estão com sobrepeso sendo retratadas de forma negativa e estereotipada. Isso pode fazer com que as pessoas se sintam mal sobre seus corpos, independentemente de qual peso ela esteja. Sendo assim, seria importante que as pessoas deixem de lado a negatividade para que um ambiente em que todos se sintam bem possa ser criado, independente do estilo do corpo.

Leia também

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.