Veja dicas para uma pele mais bonita e hidratada no frio

A forma como você cuida da pele faz toda a diferença para a manutenção de sua beleza e saúde. Por isso, ela merece muita atenção!

None
Toda a maquiagem deve ser retirada do rosto antes de dormir FOTO shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/06/2017 às 11:07
Atualizado às 12:39

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Banhos quentes e exposição ao sol se tornam muito mais atraentes com a queda da temperatura, que ainda traz outra vantagem: nada de suor! Porém, isso tudo pode interferir na saúde e na aparência da pele, que sofre mais durante o frio. “No inverno, as glândulas sebácea e sudorípara produzem menos oleosidade e suor, deixando a pele seca e desidratada, o que dá a aparência áspera, grossa, às vezes descamando, e sensível ao ponto de ficar vermelha”, explica a esteticista Regina Ferraz.

Se o organismo já não ajuda, os nossos hábitos tendem a agravar o problema. “Normalmente, nessa estação os banhos são mais longos e quentes. A alta temperatura da água diminui a oleosidade natural e pode ressecar, causar descamação e coceira, principalmente nas pernas e braços, que são as áreas mais expostas”, complementa a esteticista. Perda de elasticidade, manchas vermelhas, rachaduras e até rugas podem aparecer. No entanto, bastam alguns cuidados (diários!) para manter a pele bonita, macia e saudável mesmo no frio. Saiba como!

mulher bebendo água

A água é uma fonte de hidratação natural para a pele FOTO: shutterstock.com

“Hidratação vem de dentro”

É o que afirma a esteticista, que recomenda beber 2 litros de água por dia, em doses bem divididas. Alguns alimentos também colaboram com a hidratação. Aposte em:

  • Frutas, verduras e legumes, principalmente os que contêm carotenoides (laranja, beterraba, cenoura, mamão e tomate)
  • Alimentos ricos em água, como melão, melancia, salsão e pepino
  • Proteínas, que dão sustentação à pele, presentes em carnes magras, grãos, cereais integrais e oleaginosas
mulher passando protetor solar

O protetor solar é responsável por cuidar da saúde da pele no momento em que ela fica exposta ao sol FOTO: shutterstock.com

Sol, só com proteção

Não é só porque tomar banho de sol fica mais agradável durante o frio que você pode abandonar o filtro solar. Deve ser usado todos os dias, independente da estação do ano e mesmo que o dia esteja nublado. Proteger-se da radiação ultravioleta é fundamental para prevenir envelhecimento precoce, manchas e câncer de pele.

mulher passando creme

Existem alguns produtos que podem ajudar e muito nos cuidados com a pele FOTO shutterstock.com

Maciez extra

Se a pele não consegue se manter hidratada naturalmente, nada melhor que uma ajudinha dos cosméticos. “Cremes com textura mais leve têm absorção mais eficaz; as substâncias ativas penetram na pele, atraindo a água para dentro. Já os cremes mais untuosos ou óleos hidratantes formam uma película sobre a pele que impede a desidratação”, explica Regina. A esteticista recomenda os hidratantes com textura leve para todos os tipos de pele, já que têm ação mais profunda. “Se a pele for extremamente seca, após o uso do creme, utilize um pouco de óleo, que manterá a hidratação”, completa. É só escolher um creme e usar todos os dias, de preferência após o banho. Não se esqueça dos lábios, que tendem a descamar com as baixas temperaturas. Batons com princípio hidratante já podem ajudar, mas, se necessário, procure por hidratantes labiais com filtro solar, que podem (e devem!) ser usados também pelos homens.

Suave renovação

Pele ressecada é pele morta, sem vida. São as células mortas que ficam na superfície e devem ser removidas”, diz a esteticista, que ensina um procedimento básico para uma esfoliação suave:

  • Aplique algumas gotas de óleo de amêndoas sobre a pele e, em seguida, massageie com movimentos circulares e ascendentes (dos pés para cima)
  • A esfoliação dá espaço para as novas células e ativa a circulação e a oxigenação da pele, deixando-a com aspecto mais vivo
  • Também pode ser feita no rosto, com movimentos de baixo para cima e de dentro para fora. Depois, é só lavar com água fria e sabonete neutro

Texto: Redação Alto Astral Consultoria: Regina Ferraz, esteticista

Leia também: