Connect with us

O que você está procurando?

Apresentadora Patricia Poeta revelou por que resolveu emagrecer e afirmou que não foram motivos estéticos: veja o segredo para perder peso com saúde
- AgNews

Patrícia Poeta emagreceu 10kg: veja o segredo da apresentadora para perder peso

Apresentadora Patricia Poeta revelou por que resolveu emagrecer e afirmou que não foram motivos estéticos: veja o segredo para perder peso com saúde

Patrícia Poeta emagreceu 10kg em oito meses. O segredo? Reeducação alimentar. Segundo a apresentadora do “É de Casa”, da Globo, “regime” e “dieta” estão longe de descrever sua jornada de emagrecimento.

Patrícia Poeta emagreceu 10kg: veja o segredo da apresentadora para perder peso

AgNews

Em entrevista ao UOL, Patrícia afirmou que não emagreceu por motivos estéticos, mas por saúde. “Eu estava sentindo dificuldade em praticar exercícios, como sempre fiz. E minhas roupas não entravam. Procurei um médico, fiz exames de sangue e vi que precisava mudar a alimentação”, contou.

Ela ainda explicou que não teve nenhuma restrição alimentar exagerada. “Não sou de fazer nada radical, como libriana gosto de equilíbrio na vida. Mas gostaria de ter aprendido mais cedo certas coisas, como substituir alimentos por outros mais saudáveis e não comer tanto açúcar”. Patrícia disse ainda que já chegou a comer uma panela inteira de brigadeiro!

Mas quais são as trocas saudáveis que Poeta fez para perder tanto peso?  “Nas minhas receitas, por exemplo, troquei a farinha de trigo pela de linhaça e o resultado é tão bom quanto. Tiro os ingredientes que engordam desnecessariamente e ponho outros que dão mais energia”, explicou. Por fim, ela contou que o verdadeiro segredo de beleza é beber bastante água e ter uma boa noite de sono.

Patrícia Poeta emagreceu 10kg: veja o segredo da apresentadora para perder peso

AgNews

Mas será que a reeducação alimentar funciona igualmente para todo mundo? E fazer “dieta” e “regime”, será que não compensa? Conversamos com especialistas para tirar suas dúvidas sobre o assunto, veja:

Reeducação alimentar vale a pena?

Associada à prática de exercícios físicos, a reeducação alimentar é a solução definitiva não só para quem quer emagrecer, mas para quem preza por boa saúde. Ao contrário do que pode parecer, comer bem não é se entupir de salada e abandonar para sempre os prazeres gastronômicos. Sabendo equilibrar as coisas, dá até para comer uma friturazinha ou a sobremesa favorita de vez em quando.

Leia também

Saiba tudo sobre alimentação vegana

Feijão branco: conheça os benefícios desse alimento

Saiba as principais diferenças entre alimentos diet, light e zero

O que não pode é fazer isso todos os dias pensando que a saúde não será prejudicada. A falta de nutrientes de uma alimentação irregular pode trazer doenças com maior facilidade. Com a imunidade baixa, a chance de entrarmos em contato com uma virose é maior. A longo prazo, a carência severa de nutrientes pode levar a doenças graves, fora o ganho de peso quando se come mais gordura ou a perda de músculos quando se come menos carboidratos e proteínas. “O ideal é buscar o equilíbrio”, ensina a nutricionista Fabiana Casé.

Primeiros passos para mudar sua alimentação

Se o hábito de se alimentar corretamente não vem de infância, não vai ser incorporado à rotina da noite para o dia. Mudanças eficazes acontecem devagar, uma vez que medidas radicais demais são facilmente abandonadas. O ideal é consultar um especialista que elabore um cardápio que se encaixe às suas necessidades, mas apenas prestar atenção no que vem colocando no prato já significa muito, sempre priorizando alimentos naturais e evitando açúcares e gorduras.

Patrícia Poeta emagreceu 10kg: veja o segredo da apresentadora para perder peso

Shutterstock

De acordo com Fabiana, um dos erros mais comuns é achar que pular refeições ajuda a emagrecer ou compensa excessos cometidos anteriormente: “A população em geral fica muito tempo em jejum e come em excesso na próxima refeição. O corpo precisa de energia constantemente, daí a necessidade de comermos a cada 4 horas. Outro erro é consumir suplementos achando que, dessa maneira, balanceia-se uma dieta”, complementa.

Processo gradual

Quando dietas malucas passam a fazer parte da rotina, os quilos perdidos podem voltar com a mesma facilidade com a qual foram eliminados. Já com a reeducação alimentar, isso não acontece: aprender a comer os alimentos certos e não privar nada ao extremo é o grande sinônimo de emagrecimento saudável e durabilidade dos efeitos conquistados.

“A reeducação alimentar é um processo gradual de construção de novos hábitos e de conscientização do que faz bem e mal ao organismo, sempre com o objetivo de adquirir uma alimentação mais saudável. Já a dieta é o conjunto de alimentos que formam o comportamento nutricional de cada um“, esclarece a nutricionista Cintya Bassi.

“Se a reeducação alimentar for aliada a outras práticas saudáveis, então, a mudança pode ser definitiva! Para isso, os únicos fatores necessários são foco e força de vontade. É importante não desistir no meio do caminho por ter caído em tentação. E, no processo de mudança de hábitos, é muito comum se cometer deslizes. A disciplina servirá para retomar o objetivo principal e, assim, atingir as metas esperadas”, acrescenta a educadora física Priscilla de F. de Arruda Camargo.

Alimentos funcionais que devem estar no seu cardápio

Segundo a nutricionista Fabiana Casé, alimentos funcionais são preventivos de doenças ou auxiliam o tratamento de alguma doença. Por exemplo, o iogurte com lactobacilos especiais combate o intestino preso e também previne contra o câncer do intestino.

Patrícia Poeta emagreceu 10kg: veja o segredo da apresentadora para perder peso

Shutterstock

Veja a lista de alimentos que não podem faltar no seu dia a dia:

  • Tomate
  • Brócolis
  • Mamão
  • Semente de linhaça
  • Acerola
  • Abóbora
  • Cenoura
  • Feijão
  • Arroz integral
  • Peixe
  • Azeite
  • Soja
  • Leite fermentado
  • Iogurte
  • Alho
  • Cebola
  • Folhas verdes
  • Aveia
  • Maçã
  • Chá verde
  • Milho
  • Vinho

O cardápio da reeducação alimentar é criado individualmente, com os alimentos necessários para cada tipo de metabolismo. Portanto, para fazer um cardápio que se encaixe no seu dia a dia, procure ajuda de profissionais de nutrição e comece já uma rotina mais saudável!

Consultoria: Ana Cristina Belsito, endocrinologista; Cintya Bassi, nutricionista; Clara Kubelka, geneticista; Priscilla de F. de Arruda Camargo, educadora física; Fabiana Casé, nutricionista

Texto: Sabrina Cid e Paula Santana

Colaboração: Isabela Zamboni

Advertisement

Atualidades

Hacker invadiu conta de Marcela Temer e foi preso: saiba como evitar que seus arquivos vazem na internet com dicas simples e rápidas.

Atualidades

A bailarina Sílvia Alves fez o relato nas redes sociais sobre o constrangimento que passou; veja a história da mulher que sofreu racismo dentro do ônibus

Estilo de vida

A bagunça no dia a dia está atrapalhando a sua dieta? Confira as dicas de nutricionistas, personal organizers e psicólogos e faça diferente!

Atualidades

Saiba o jeito mais rápido de tirar a segunda via de documentos como RG, CNH, certidões de nascimento e casamento, CPF e mais!

Estilo de vida

A colunista de hoje, Vivian Goldberger, fala sobre como deve ser uma alimentação vegetariana equilibrada

Estilo de vida

Ao contrário do que muitos pensam, ficar em casa no feriado vale a pena. Veja algumas dicas para aproveitar ao máximo o tempo livre nos feriados!

Estilo de vida

Aumente ainda mais sua vontade de viajar com essa vista "real" e mais próxima de 11 lugares turísticos incríveis do planeta Terra!

Moda & Beleza

Com calça jeans, jaqueta, saia, shorts: a camisa branca combina com tudo e é fácil de ser usada. Confira 13 ideias de looks com essa peça!