Patchwork: aprenda a combinar estampas

Quer saber como fazer uma combinação harmoniosa de tons e estampas de tecidos? Confira nossas dicas e valorize suas peças de patch!

None
Imagens: Shutterstock

por Lirian Coelho
Publicado em 30/11/2016 às 13:08
Atualizado às 14:16

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A cada novo projeto de patchwork, a indecisão surge devido a quantidade de estampas, tons e cores disponíveis no mercado. É claro que cada artesã tem sua personalidade e estilo na hora de compor seus trabalhos, e isso não deve ser mudado, mas entender um pouco mais sobre as cores pode ajudar, e muito, nesse momento de decisão.

Por isso, elencamos algumas dicas para facilitar suas escolhas e composições. De acordo com a arquiteta Natalia Bollini, para não errar na hora de combinar estampas, o correto é escolher um único padrão de cores, formando uma ligação entre elas e usando pequenos detalhes para misturar, sem exagerar. “Uma forma prática e não muito arriscada de usar estampa na decoração é colocá-la em pequenos pontos do trabalho”, explica a profissional.

Chevron + listras

Note como estampas semelhantes formam um belo par. Essa mistura marca linhas retas e combina muito bem em peças infantis ou masculinas.

estampas chevron azul-clara e listrada verde

Imagens: Shutterstock

Florais

Uma das formas de fazer essa combinação é escolher estampas grandes e pequenas, que misturam cores e texturas, deixando assim o trabalho leve e descontraído.

imagens de estampas florais grandes e pequenas

Imagens: Shutterstock

Onça + zebra

Essa mistura retrô pode ser perigosa. Para não errar, procure uma mesma matriz de cores e preste atenção na proporção das estampas, evitando seu uso em partes muito grandes do trabalho.

estampas de animal print, onça e zebra com fundo azul o azul

Imagens: Shutterstock

Presente de quem?

Além da harmonização de estampas, é preciso pensar sobre a finalidade do trabalho em patch. Ele será um item decorativo da cozinha? Um presente para o seu pai? Ou a intenção é fazer o trabalho para completar o enxoval do bebê? As respostas sobre a finalidade do projeto serão norteadoras na hora da escolha dos tecidos. Por exemplo, se a ideia for criar um trabalho em patch apliquê para deixar na cozinha, vale a pena apostar na temática country, que remete ao clima da fazenda e a refeições supersaborosas.

Já se quiser fazer um trabalho para o bebê, o ideal é usar tons pastel ou candy colors, que são cores clarinhas como de doces tipo macarons, cupcakes, balas e marshmallow. Há também a possibilidade do trabalho ser feito para um homem. Neste caso, a escolha pode ser em tons sóbrios, como os terrosos, ou em cores frias, como azul e verde. Já as cores quentes, como o vermelho, por exemplo, podem ser usadas em um presente para o namorado, reforçando a ideia da paixão.

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.