3 passos fundamentais para ajudar no processo de reeducação alimentar

Modificar a alimentação nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, listamos 3 dicas especiais que vão ajudar no processo de reeducação alimentar!

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/01/2017 às 13:31
Atualizado às 13:14

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Sabia que a reeducação alimentar não é só comer bem? É também pensar de uma maneira diferente, visar por novas perspectivas, comemorar cada um dos resultados, sentir orgulho de si mesmo e, por fim, considerar-se um verdadeiro vencedor! A seguir, confira 3 passos que vão ter auxiliar nessa missão tão importante:

mulher-comendo-reeducação-alimentar

FOTO: Shutterstock

Passos para ajudar no processo de reeducação alimentar

1- Aprenda a lidar com a ansiedade

A fome pode ser confundida com a ansiedade. Por isso, muitas pessoas acabam comendo compulsivamente, sem realmente precisar de saciedade. A psiquiatra Ana Clara Floresi explica a diferença entre as duas situações. “Fome é uma sensação emitida pelo cérebro que sinaliza que o organismo necessita receber alimentos.

Já a ansiedade, é um fenômeno adaptativo, presente em todos os indivíduos, cuja função é preparar a pessoa para luta ou fuga, diante de um perigo imediato e real”, pontua. Por isso, identificar se realmente está com fome é um passo fundamental. Com a reeducação alimentar, ingerindo os alimentos na hora certa e nas porções adequadas, dificilmente você sentirá fome fora de hora. Portanto, se a ansiedade estiver tomando conta da rotina, chegou a hora de tratá-la!

2- Adapte sua rotina

Se antigamente você costumava fazer as refeições fora de hora ou se contentava com lanches rápidos, chegou o momento de reverter essa situação! Embora a correria do dia a dia seja um obstáculo, as refeições merecem um tempinho especial. Por isso, separe um instante da rotina para fazer sua marmita (caso almoce fora de casa), ou procure um restaurante que ofereça refeições preparadas de uma maneira saudável!

mulher-bebendo-agua - passos para reeducação alimentar

FOTO: Istock.com/GettyImages

3- Beba bastante água

O líquido cristalino, que é rico em uma série de minerais, ajuda – e muito – no processo de reeducação alimentar. Isso porque beber água turbina o metabolismo, um fator fundamental para a perda de peso saudável. Além disso, manter a hidratação em dia colabora para deixar a pele mais bonita, diminuir o inchaço, melhorar o funcionamento dos rins, ativar a circulação sanguínea e outras vantagens!

“A água tem papel fundamental na regulação de processos metabólicos no corpo e, portanto, sua ingestão satisfatória resultará em muitos benefícios, dentre eles, o bom funcionamento do intestino. O órgão, quando funciona bem, faz toda a diferença na nossa vida! Povoado por diversos tipos de bactérias, ele tem importante papel na nossa saúde, na absorção de nutrientes, na manutenção da flora bacteriana e produção e secreção de substâncias importantes”, frisa a nutricionista Gabriela Marcelino.

Consultoria: Ana Clara Floresi, psiquiatra e  Gabriela Marcelino, nutricionistas

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.