Passo a passo para você organizar uma festa junina em casa

Quer curtir uma festa junina entre amigos e família? Confira algumas dicas para preparar o arraial em casa e se divertir muito

O arraial caseiro vai ser bom demais!
O arraial caseiro vai ser bom demais! - Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/06/2022 às 18:00
Atualizado às 18:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O mês de junho já está chegando ao fim, mas ainda dá tem de curtir uma festa junina, viu? E o melhor de tudo: em casa! A ideia é simples e você pode dividir as tarefas e quitutes entre cada pessoa da família ou amigos. As coisas que não podem faltar são: roupa a caráter, bandeirinhas, comida típica e brincadeiras. Isso sem contar toda a alegria que essa festa traz!

Passo a passo para montar sua festa junina em casa

Confira nosso guia para organizar seu arraial caseiro e se divertir muito: 

Roupa a caráter

O traje xadrez é essencial para qualquer festa junina em casa. Isso sem contar o chapéu de palha, as duas tranças no cabelo com fitinhas, as famosas pintinhas nas bochechas, ou o bigodinho com lápis de olho... As possibilidades são muitas! Então, deixe a criatividade fluir e se jogue na roupa a caráter. 

Decoração

Visual pronto? Chegou a hora de enfeitar o ambiente onde acontecerá a festa. Bandeirinhas são a pedida certa para o momento. Para criá-las, basta recortar alguns papéis de seda coloridos (ou de outro tipo que preferir) e grampeá-los em uma fita ou barbante. Pendure o adereço de um lado para o outro. 

Outra ideia é produzir balõezinhos que podem ficar suspensos no teto ou colados na parede, dependendo da forma que você escolher. Para deixar o ambiente ainda mais charmoso, aposte em toalhas xadrezes, vasos de girassóis e muita cor! 

E, óbvio, que não poderia faltar uma fogueira, né? Use papel celofane cortado e colado em espetos de churrasco, alguns galhos e paus de rodo ou vassoura cobertos por papel crepom. Além de ficar um charme, a fogueira artificial é mais segura, sobretudo para espaços fechados e com crianças.

Mesa temática

Vamos ao centro das atenções? A mesa onde estarão os doces e os salgados! Utilize tigelas e pratos de barro ou madeira para colocar as comidas e criar um clima meio rústico e caipira — vale até forrá-los com juta ou tecido xadrez. Você também pode soltar algumas fitas coloridas sobre ela, assim como algumas bandeirinhas coladas.

Coloque guardanapos de pano ou de papel colorido, decore uma cestinha de palha com panos e encha de guloseimas. Outra ideia divertida é fazer pequenas bandeirinhas para colar em palitos de dente e espetar nas comidas. A pipoca, por exemplo, pode ser colocada em tubinhos de papel xadrez ou na cor verde para lembrar uma espiga de milho. 

De uns anos para cá, o bolo junino tem ganhado bastante força e destaque nas comemorações. O de pipoca é mais fácil de fazer: basta comprar o formato fake do bolo e ir colando os grãos já estourados. Mas tem quem invente moda e faça em sabores de paçoca ou pé-de-moleque. Uma delícia, né?! 

Brincadeiras

Prepara a animação, porque vem coisa boa por aí! Mesmo sem crianças em casa, a diversão não pode ficar de fora. Existem diversas brincadeiras típicas, possíveis de serem criadas na sala de casa para alegrar a noite com a família e amigos. Algumas opções mais comuns são: bingo, pescaria, acerte o alvo, pegue a maçã, boliche e a famosa quadrilha! Ah, e não precisa gastar dinheiro, viu? Vale improvisar as barraquinhas.

Comidas

Aqui vão algumas sugestões para o cardápio junino: cachorro-quente, arroz-doce, cuscus, pamonha, paçoca, espetos de churrasco, pastel, bolo de fubá, maçã do amor, amendoim, canjica, cocada, pipoca, pé-de-moleque e muito mais!

Vinho quente e quentão são opções alcoólicas e, por isso, mais calóricas. Mas você pode optar por uma versão com suco de uva integral e caprichar nas especiarias para deixar um gostinho especial, como, gengibre e canela e tornar as bebidas mais saudáveis. 

Mais uma dica legal: dependendo do tamanho da sua família, faça uma votação de quais quitutes típicos vocês preferem para não faltar ou sobrar muita comida. Basta anotar as opções e eleger quantos pratos terão. Aí é só contar os votos e ir para o fogão! 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.