ESTILO DE VIDA

Passagem livre: 7 ingredientes que ajudam a eliminar pedra nos rins!

Conheça os ingredientes que fazem a diferença na hora de eliminar as pedras do caminho, os famosos - e dolorosos - cálculos renais

None
Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/08/2016 às 19:22
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os fatores que levam à pedra nos rins, também conhecida por cálculo renal, podem variar, mas a alimentação é a melhor prevenção para qualquer caso: “graças à nutrigenômica [ciência que promove saúde através de uma dieta geneticamente personalizada], provou-se que nutrientes e compostos bioativos podem influenciar a expressão gênica e prevenir doenças”, aponta a médica especialista em nutrologia e medicina do exercício e esporte, Alice Amaral. Confira alguns capazes de evitar que o caminho do xixi se feche!

pedra-nos-rins

Foto: Shutterstock Images

Água

Esse elemento é vital para manter o corpo hidratado e funcionando corretamente e que ajuda o rim a eliminar impurezas pela urina.

“A água é nosso diluente corporal e deve ser ingerida para este fim, ou seja, hidratar, compor órgãos, fazer parte de metabolismos importantes dentro do nosso corpo e compor a urina”, ressalta nutricionista Gabriela Marcelino.

Chás

Os considerados diuréticos são ideais para eliminar líquidos e por meio dos rins e da bexiga. Os principais são os sucos com beterraba, abóbora, água de coco, maçã e erva-doce.

Suco verde

“Diversas folhas verdes ajudam a tornar o suco verde um alimento funcional: couve, aipo, folhas de brócolis e couve-flor, espinafre, hortelã, salsa, agrião, acelga, repolho.

As folhas melhoram o funcionamento intestinal, desintoxicam o organismo e, consequentemente, favorecem o emagrecimento”, aponta Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular.

suco-verde-pedra-nos-rins

Foto: Shutterstock Images

Melancia

A fruta possui cerca de 90% de água, é rica em vitaminas minerais que auxiliam no equilíbrio orgânico, além de possuir licopeno, um poderoso antioxidante. Seu suco também é importante na batalha contra os cálculos, pois possui propriedades diuréticas.

Frutas cítricas

“O suco de frutas como o limão, abacaxi, laranja, contém citrato, que ajuda a evitar aformação de cálculos renais”, comenta Alice.

Chuchu

O alimento tem fama de aguado, mas nele você encontra, além da alta concentração de água, o que contribui para a hidratação, uma boa quantidade de fibras, que colaboram com o bom funcionamento do intestino. Suas propriedades diuréticas são ideais para expelir os cálculos.

Couve-flor

A hortaliça é um importante alimento para fortalecer o sistema imunológico e auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Por conter antioxidantes, retarda o envelhecimento precoce e protege o DNA e as células dos danos causados por radicais livres.

“E também ajuda no processo detox do organismo por conta dos glicosinolatos em sua composição”, finaliza a nutricionista Talitta Maciel.

ingestao controlada

Imagem: Editora Alto Astral

Saiba mais:

Infecção urinária: o que é essa doença e o que fazer para evitá-la!

Saiba quais são os 5 sintomas mais comuns do diabetes

Açúcar e sal: quanto consumir?

Consultoria Alice Amaral, médica especialista em Nutrologia e Medicina do Exercício e Esporte; Gabriela Marcelino, nutricionista; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular; Talitta Maciel, nutricionista; Vanessa Pimentel, nutricionista