Connect with us

O que você está procurando?

Os leites vegetais são uma opção nutritiva para quem não consome alimentos de origem animal. Além disso, são ideais para variar o cardápio de onívoros!
- Foto: iStock.com e Getty Images

Para tentar em casa: aprenda a fazer leites vegetais

Os leites vegetais são uma opção nutritiva para quem não consome alimentos de origem animal. Além disso, são ideais para variar o cardápio de onívoros!

A nutricionista Andrezza Fernandes sugere receitas de leites vegetais como opção para substituir alimentos de origem animal. Lembrando que, para controlar a quantidade necessária de proteína na alimentação, é recomendado uma orientação profissional individualizada.

 

leites-vegetais

Foto: iStock.com e Getty Images

 

Leite de amêndoas

Ingredientes:

  • 200 gramas de amêndoas cruas (sem sal, não torradas)
  • 1 litro de água filtrada ou mineral
  • 1 fava de baunilha (retire as sementes) ou 1/2 colher de chá de essência ou extrato de baunilha
  • 1 pitada de sal marinho *2 colheres de mel.

Modo de preparo

Coloque as amêndoas para hidratar por 8 horas. Em seguida, lave-as em água corrente e bater todos os ingredientes no liquidificador.

 

Leite de arroz integral

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de arroz integral
  • 1 litro e 1/4 (50ml) de água
  • 1 colher (sopa) de aroma de baunilha.

Modo de preparo

Coloque o arroz, a água e a baunilha numa panela para cozinhar em fogo médio por 15 minutos. Passe o arroz com a água do cozimento para o liquidificador e pulse de 3 a 10 vezes rápido para soltar o leite na água. Coe com uma peneira fina ou de pano. Sirva ou guarde bem fechado na geladeira por até 3 dias.

 

Leite de gergelim

Ingredientes:

  • 1/4 de xícara (50ml) de semente de gergelim germinado ou hidratado
  • 1 copo (200ml) de água de fonte ou mineral.

Modo de Preparo

Bata as sementes com a água, no liquidificador. Em seguida, coe e beba.

 

leite-vegetal

Foto: iStock.com e Getty Images

 

Tome nota

Em caso de substituição completa dos leites, caso principalmente dos veganos e vegetarianos, é recomendada atenção! Isso porque, mesmo com inúmeros alimentos que são capazes de substituir os produtos de origem animal, é preciso ficar atento à ingestão das vitaminas B2, B12, D, além de cálcio, selênio e ferro, umas vez que os alimentos fontes desses nutrientes  podem não ser ingeridos suficientemente.

“O vegetariano deve fazer exames regulamente para avaliar os índices sanguíneos e, a partir do resultado, podemos suplementar ou não”, indica a nutricionista funcional Luciana Harfenist.

 

Saiba mais:

Mitos e verdades sobre a dieta vegetariana!

Tudo o que você precisa saber sobre vegetarianismo!

Como equilibrar o cardápio vegetariano!

 

Consultoria Andrezza Fernandes, nutricionista; Luciana Harfenist, nutricionista funciona

 

 

Advertisement

Estilo de vida

Novas texturas instigam a curiosidade e os sentidos dos pequenos. Massinha de modelar é uma brincadeira atemporal para crianças. Aprenda a fazer em casa!

Estilo de vida

Bateu uma vontade de mudar algo na sua casa ou renovar seu look? Faça você mesmo, sem gastar muito dinheiro e com resultados lindos! Confira

Estilo de vida

Tem dificuldade em entreter os alunos? Aprenda a fazer a caixa de histórias para divertir as crianças e desenvolver a criatividade.

Estilo de vida

Balões são uma festa a parte nos eventos infantis! Mas, o que fazer quando eles sobram? Separamos 3 brincadeiras com balões para fazer em casa.

Estilo de vida

Aprenda a fazer 3 brinquedos fáceis para divertir as crianças

Estilo de vida

Cardápio com sopão detox de legumes que seca 5kg em 20 dias

Estilo de vida

É importante que o nome do bebê seja uma decisão tomada em conjunto pelos pais da criança. Confira dicas de nomes masculinos e femininos!

Estilo de vida

Vai prestar alguma prova, concurso ou o Enem? Então confira todas as dicas de professores para mandar bem e arrasar na redação!