Connect with us

O que você está procurando?

Na papinha, não! Nem todos os alimentos podem ser consumidos por crianças com menos de 1 ano! Veja o que não é indicado para os bebês.
- FOTO: iStock.com/Getty Images

Na papinha, não! 6 ingredientes que você não deve usar na comida do bebê

Na papinha, não! Nem todos os alimentos podem ser consumidos por crianças com menos de 1 ano! Veja o que não é indicado para os bebês.

O período de aleitamento materno exclusivo é indicado até o sexto mês de vida. Depois desse momento em que o bebê está superacostumado com o leite da mãe, uma mudança significativa acontece: eles começam a ter contato com novos sabores! Claro que, para um bebê, essa é uma grande novidade, e se acostumar não é tão fácil. Por isso, muitas mamães e papais preferem introduzir a papinha na rotina dos filhos. 

Mas nem todos os alimentos podem ser consumidos por crianças com menos de 1 ano! Existem alguns ingredientes que não são indicados para os pequenos. Confira!

bebê-comendo-papinha-inteligência

FOTO: iStock.com/Getty Images

Alimentos que devem ser evitados na papinha

1. Açúcar 

Usar açúcar não é indicado para os bebês. O ideal é priorizar as frutas, que são mais saudáveis e naturalmente doces, e usá-las amassadas, como, por exemplo, mamão, banana, goiaba, melancia, abóbora e batata-doce.

2. Temperos 

Ao preparar as comidas salgadas, substitua o uso de alguns temperos clássicos, como o sal, por ervas naturais como cebola, alho e cheiro verde.

bebê comendo papinha

Foto: Shutterstock Images

3. Pimenta

Como é um alimento que causa ardência, a pimenta pode causar uma sensação desagradável ou, se ingerida em excesso, até “queimar” a boca do bebê. Então, o ideal é evitar esse tipo de condimento mais forte.

4. Alimentos sólidos

Nessa primeira etapa da alimentação da criança, o ideal é não deixar a papinha totalmente liquefeita e também não conter muitos alimentos sólidos, o que pode ser prejudicial para o bebê na hora de engolir. A dica é usar alimentos cozidos e bem amassados, deixando sempre em forma pastosa.

bebê sorrindo

Foto iStock.com/Getty Images

5. Leite de vaca e derivados de leite 

Leite de vaca e seus derivados, como manteiga, requeijão, iogurte e queijo não são indicados para a papinha dos bebês com menos de 12 meses de idade. De acordo com o Manual de Orientação do Departamento de Nutrologia, “o leite de vaca integral, por várias razões, entre as quais o fato de ser pobre em ferro e zinco, não deverá ser introduzido antes dos 12 meses de vida“.

6. Mel 

O mel é uma delícia e parece um ótimo substituto para o açúcar, mas não é nem um pouco indicado para ser colocado na papinha de crianças com menos de 1 ano. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que “crianças com menos de um ano de idade não consumam mel. O objetivo da orientação é prevenir a ingestão de esporos da bactéria Clostridium botulinum, bacilo responsável pela transmissão do botulismo intestinal. Não existem restrições ao consumo de mel por crianças com mais de um ano de idade e adultos sem problemas de saúde relacionados à flora intestinal.

maria flor, papinha

Foto: Reprodução/Instagram

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Confira aqui 30 dicas essenciais para conquistar o emprego que deseja, crescer na profissão e ainda conseguir uma promoção!

Estilo de vida

Fotos criativas e fofas de pets nas redes sociais é sucesso garantido! Confira 8 perfis de pets no Instagram para você seguir e se apaixonar.

Estilo de vida

Supreenda seus convidades do Chá de Panela com uma decoração simples e charmosa. Separamos 5 ideias criativas para você decorar a festa. Confira!

Estilo de vida

Para manter as crianças ocupadas dentro de casa gastando energia, que tal montar uma cabana para eles? É muito simples e fácil! Confira nossas 5 ideias!

Estilo de vida

Quer estimular as crianças a passar mais tempo sem televisão? Então, confira 5 atividades que você pode fazer em um dia sem tecnologia

Estilo de vida

O grupo de humoristas DRelacionamentos mostra em vídeo bem-humorado as frases que as mães não aguentam mais ouvir. Confira!

Estilo de vida

Obras que valorizam as diferenças e a diversidade cultural dos povos indígenas são ótimas para abordar o tema. Veja dicas de Folclore brasileiro:

Estilo de vida

Preparamos um guia da tapioca para você adotá-la em qualquer refeição do dia: seja no café, no almoço, como sobremesa ou no jantar!