Palácio da memória: a técnica para lembrar de qualquer coisa

Você já precisou lembrar de muitos itens e acabou esquecendo algo? Para resolver esse problema, conheça a técnica do "palácio da memória"

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/10/2016 às 18:52
Atualizado às 11:15

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Existe uma ótima técnica que pode ajudar a turbinar sua memória. Segundo o especialista em ginástica cerebral Geomacel Carvalho, existe um exercício chamado “palácio da memória”. Ele afirma que, antigamente, era utilizado por oradores para realizar apresentações ou discursos sem precisar de “cola”.

Primeiramente, é necessário definir qual será o seu palácio mental, ou seja, qualquer estrutura imaginária. “Escolha um local que você conheça muito bem, por exemplo, a sua própria casa”, indica o especialista.

memória-mulher-pensando-setas-rosa

FOTO: Shutterstock Images

Para exemplificar, vamos fornecer um “palácio de treinamento” para começar a treinar sua memória. Imagine a seguinte sequência de cômodos:

1) garagem
2) sala de visitas
3) lavabo
4) sala de jantar
5) cozinha
6) varanda
7) área de serviço
8) banheiro social
9) quarto 1
10) quarto 2
11) suíte
12) banheiro da suíte

Com essa planta em mente, será possível memorizar 12 itens de uma lista de compras, por exemplo, relacionando-os de forma incomum com cada cômodo. Se você tem que comprar bananas, imagine um monte de pencas cobrindo o carro na garagem; o sofá da sala de visitas cheio de farinha e assim por diante, até que tenha itens distribuídos por toda casa.

Então, quando “caminhar” pelo lugar, a lista será facilmente lembrada. “Essa técnica cria relações espaciais com a informação a ser guardada na memória”, explica Carvalho. Lembrando que, se o número de coisas que deve se recordar for superior à quantidade de locais, basta adicionar detalhes por onde for passando, como móveis, outros objetos e até pessoas familiares.

Para colocar a estratégia em prática, utilize-a para tentar fixar a lista abaixo na sua mente:

1) feijão
2) detergente
3) leite condensado
4) queijo
5) sabonete
6) açúcar
7) escova de dentes
8) iogurte
9) refrigerante
10) bolo de chocolate
11) melão
12) papel higiênico

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevista: Giovane Rocha/Colaborador – Consultoria: Geomacel Carvalho, especialista em ginástica cerebral