ESTILO DE VIDA

Osteoporose: 5 passos para ficar bem longe da doença!

A prevenção da osteoporose começa desde cedo. É possível fugir dela com hábitos simples. Saiba o que fazer para manter os ossos sempre firmes!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/09/2016 às 20:24
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A prevenção da osteoporose começa desde cedo. Saiba o que fazer para manter os ossos sempre firmes!

ossos

Foto Shutterstock.com

1 – Cálcio na medida

O mineral é indispensável para a manutenção da massa óssea. Adultos devem ingerir 1.000mg do nutriente e o ideal é que ele esteja presente na dieta de qualquer fase da vida. Nutricionistas recomendam o consumo de quatro porções de laticínios diariamente, os alimentos mais ricos em cálcio. O restante é complementado com verduras verde-escuras, peixes, soja e derivados.

2 – Vitamina D

O nutriente é necessário para que os ossos absorvam o cálcio ingerido e a melhor maneira de adquiri-lo é expondo-se ao sol. “O corpo produz sua própria vitamina D quando se expõe parte dele (mãos, braços e rosto, por exemplo) à luz solar. Em geral, 15 minutos de exposição sem protetor solar é suficiente”, explica a nutricionista Paula Castilho.

3 – Mexa-se!

“Com exercícios físicos, ossos e músculos ficam mais fortes. Caminhada, corrida, subir degraus, musculação e dança são os melhores para a prevenção da osteoporose”, indica o ortopedista Alexandre Póvoa Barbosa. Antes de iniciar qualquer atividade, faça uma avaliação com o médico para saber qual a modalidade e a intensidade mais recomendadas, além dos cuidados.

Leia também:

4 – Não fume

Ainda não se sabe precisamente como o fumo contribui com o desenvolvimento da doença mas, segundo informações do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), o cigarro pode estar relacionado à inibição dos osteoblastos, células que produzem massa óssea. Assim, quanto maior o número de cigarros fumados, maior o risco de apresentar osteoporose.

5 – Atenção, mulheres!

Com a menopausa, há uma queda brusca na produção de estrogênio, hormônio relacionado à produção de massa óssea. “Uma em cada três mulheres terá osteoporose a partir dos 50 anos. Assim, é importante começar a prevenção com exames desde cedo. É mais fácil tratar uma mulher mais jovem por um ou dois anos do que uma idosa durante dez anos”, diz o ginecologista Bruno Muzzi Camargos.

Consultoria Paula Castilho, nutricionista; Alexandre Póvoa Barbosa, ortopedista; Bruno Muzzi Camargos, ginecolosita