Dê adeus às gordurinhas tomando os sucos naturais

Os sucos são a melhor opção para eliminar o que está em excesso no corpo, favorecendo a saúde, diminuindo medidas e reduzindo os ponteiros da balança

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/03/2018 às 17:52
Atualizado às 12:03

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Um corpo saudável, livre de pneuzinhos e com todos os músculos no lugar são os principais desejos de quem se preocupa com a boa forma e o bom funcionamento do organismo.Com o passar do tempo, começamos a ficar vulneráveis a diversos tipos de problemas e acabamos estocando os excessos alimentares com mais rapidez, estufando o abdômen quando a digestão não é eficiente e retendo líquidos com facilidade. Para reverter esse quadro, não são necessárias fórmulas mágicas nem tratamentos caros. Você precisa apenas de planejamento e determinação. Por mais resistente que seja seu quadro de gordura, acredite: são poucos os organismos que não se rendem a uma boa reeducação alimentar aliada à atividade física. E se mesmo assim houver outro tipo de dificuldade durante o processo, você pode contar com a ajuda de os sucos. As bebidas são especialmente elaboradas com alimentos que derretem gordura, combatem retenção de líquidos, desintoxicam… Opções que não faltam! Confira!

É importante lembrar que essas bebidas só trarão os benefícios indicados se estiverem dentro de uma alimentação equilibrada, combinada com outros hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos. Elas também não devem substituir as receitas médicas, pois servem apenas de complemento ao tratamento convencional

E por falar em sucos…

Preparados com ingredientes naturais, eles são agradáveis em qualquer estação e podem ser consumidos em todos os momentos do dia. Eles servem para matar a sede, a fome e, principalmente, para fazer o organismo ganhar mais saúde. Sucos naturais – aqueles produzidos com a própria fruta, sem adição de conservantes -, combinados com vários ingredientes, como legumes, verduras, raízes e ervas, são ótimas opções para suprir a necessidade de nutrientes de que o corpo necessita. Além disso, são uma excelente alternativa para as crianças ingerirem as porções diárias recomendadas de vegetais sem recusar. “A dieta equilibrada juntamente com a ingestão de sucos frescos torna-se mais atrativa e nutritiva. Os sucos auxiliam na eliminação de toxinas, contêm baixas calorias e proporcionam hidratação, trazendo energia e relaxamento ao corpo”, afirma a nutricionista Greice Caroline Baggio.

Para não errar!

Para obter todos os benefícios dos sucos e não errar na hora do preparo, fique atento às dicas e as recomendações. Depois, é só aproveitar as receitas e ganhar muita saúde!

  • Lave bem às frutas, legumes, verduras e ervas frescas em água corrente. Para higienizar melhor, deixe os vegetais de molho em uma solução de 1 colher (sopa) de água sanitária para cada 1 litro de água filtrada. Depois, é só lavar em água corrente normalmente. Os vegetais com casca podem ser lavados com a ajuda de uma escovinha limpa.
  • Os ingredientes consumidos com a casca fornecem maior quantidade de fibras, que melhoram a digestão e regulam o colesterol.
  • Na hora da compra, escolha frutas, legumes e verduras sem manchas, furos ou partes amassadas.
  • Use sempre água mineral, filtrada ou fervida nas receitas.
  • Fique atento às contraindicações presentes em cada receita. Alguns ingredientes não podem ser consumidos por determinadas pessoas.
  • Beba os sucos logo após o preparo, pois muitos nutrientes são perdidos com o tempo. Armazene as bebidas por no máximo cinco horas depois de prontas.
  • Siga corretamente o modo de preparo dos sucos, sem mudar a quantidade dos ingredientes.
  • Pessoas diabéticas precisam consultar um médico ou nutricionista antes de começar a beber os sucos, pois vários alimentos estão concentrados nos sucos, além de possuírem o açúcar natural das frutas.
  • Adoce os sucos apenas quando for indicado nas receitas e opte por açúcar mascavo, mel ou adoçante à base de stévia, que são mais saudáveis do que o açúcar refinado.

Os sucos tem que serem naturais!

Se a intenção é prevenir problemas de saúde, amenizar sintomas ou até mesmo lutar contra os quilinhos a mais, escolha sempre preparar os sucos em casa, com ingredientes frescos e naturais. Os industrializados, em caixinhas ou em pó, não oferecem os mesmos benefícios. “O suco feito em casa é a melhor opção. Muito diferente dos sucos industrializados, ele é puro, isento de aditivos e de conservantes químicos”, destaca a nutricionista Greice Caroline Baggio.

Todos os dias!

Cada ingrediente possui funções específicas na manutenção da saúde e no auxílio à perda de peso e combate à gordura. O mamão, por exemplo, age contra prisão de ventre e inchaço; a uva previne doenças cardiovasculares e sacia a fome; a laranja ameniza os sintomas da gripe… Além disso, as combinações entre os ingredientes podem potencializar o efeito benéfico dos sucos. Alguns nutrientes são necessários para absorver outros como, por exemplo, a vitamina C, que auxilia na absorção do ferro presente nos vegetais. Por isso, os sucos com mais de um ingrediente, além de terem sabor especial, colaboram ainda mais para fortalecer o corpo todo.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Ângela Cardoso e Greice Caroline Baggio, nutricionistas 

LEIA TAMBÉM 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.