Os benefícios da carne na sua alimentação

Nutrólogo quebra o mito de que a carne é vilã na alimentação e fala sobre os benefícios do alimento

None

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/07/2014 às 08:46
Atualizado às 21:04

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Se você é dessas que acha que carne faz mal para a saúde, prepare-se para mudar de ideia! Segundo o nutrólogo André Veinert, a carne é importantíssima para o perfeito funcionamento do nosso organismo e, portanto, não deve ser retirada do cardápio sem acompanhamento médico. Conversamos com ele para entender melhor os benefícios do alimento no nosso corpo. Confira!

Os benefícios da carne na sua alimentação

Foto: Shutterstock Images

Coma carne!

“A carne é fonte de proteína, ou seja, muito importante para o nosso corpo. Esse alimento não tem substituto e contém vitaminas que não podem ser encontradas em nenhum outro alimento”, explica o nutrólogo. Entre os principais nutrientes da carne, destacam-se as proteínas, vitamina B12, ferro e até gorduras saturadas que, em quantidades certas, trazem benefícios. Dessa forma, uma alimentação balanceada deve conter grandes variedades de alimentos, incluindo a carne branca, vermelha, peixes, laticínios, frutas, grãos e vegetais.

Porções adequadas

A quantidade ideal de carne a ser consumida por dia varia de acordo com o peso e a composição corporal do indivíduo. Porém, um cuidado é regra: prefira as carnes magras! “Quando for comprar a carne, peça para o açougueiro tirar a gordura e prepare-a no forno, grelhada ou refogada. Assim você evita que o teor de gordura e o valor calórico da receita aumentem”, recomenda André.

Vale lembrar que as pessoas que apresentam doenças renais, no fígado ou possuem níveis sanguíneos de colesterol elevados devem consumir carnes com orientação médica ou de um nutricionista. Não arrisque!

Cuidado!

Ter uma alimentação saudável é uma escolha diária. Tomar alguns cuidados na hora de escolher a carne e o modo de preparo pode fazer uma grande diferença na sua saúde e na sua balança! Evite frituras! “A carne só faz mal quando é consumida em excesso e quando os cortes são mais gordos, pois são ricos em gordura saturada e colesterol”, finaliza o nutrólogo

Consultoria: Dr. André Veinert, Nutrólogo da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.