Connect with us

O que você está procurando?

A oniomania é uma doença caracterizada pela compulsão por compras e outros impulsos. De ordem psicológica, ela afeta o comportamento das pessoas.
- A compulsão por compras pode ser uma doença psicológica. Foto Thiago Prado Neri/Colaborador

Oniomania: compulsão por compras pode ser doença

A oniomania é uma doença caracterizada pela compulsão por compras e outros impulsos. De ordem psicológica, ela afeta o comportamento das pessoas.

Ir às compras é um entretenimento saudável quando não se converte em uma obsessão diária, onde a diversão passa a ser considerada uma doença– essa realidade de compulsão por compras afeta mais as mulheres do que os homens. Designada de oniomania, a doença “é uma perturbação psicológica classificada como a falta de controle dos impulsos. É a incapacidade de resistir a uma tendência para realizar um ato nocivo ao indivíduo ou a terceiros. As pessoas que sofrem desse problema compram pela redução da ansiedade que a ação lhes confere. Para o consumidor compulsivo, o que serve como reforço é o ato de comprar, e não o objeto comprado”, explica a psicóloga Vera Ramalho.

 

Muitas vezes, a compulsão por compras é um problemas sério, que exige cuidado.

A compulsão por compras pode ser uma doença psicológica. Foto Thiago Prado Neri/Colaborador

 

O que é a compulsão por compras?

Esse problema está associado a outras dificuldades e é frequente as pessoas apresentarem depressão, abuso de substâncias, perturbações alimentares e problemas para controlar o impulso, bem como sentimentos de raiva, de inutilidade e de inadequação, além de desconforto interpessoal. “Sua causa é desconhecida, mas mecanismos neurobiológicos e genéticos têm sido propostos nas investigações”, diz a psicóloga, acrescentando que “o elemento particular desta problemática é a impulsividade, já que a pessoa não consegue evitá-la”.

Por vezes, as pessoas compram por compensação, por baixa autoestima, desgosto de amor, por sentir-se sozinho ou aborrecido. Neste último caso, comprar pode ser uma forma de preencher um vazio. A pessoa cria a ilusão de que as suas frustrações acabaram. “Aqui, estamos perante problemas emocionais que podem ser graves e, se não forem tratados, conduzir à depressão. Nesse caso, a compulsão por compras pode ser uma compensação e serve como uma espécie de prêmio de consolação”, alerta a psicóloga.

Sabia que…

O ciclo hormonal pode levar à compulsão por compras? Um estudo da Universidade de Hertfordshire, em Inglaterra, mostrou que as mulheres têm uma vontade maior de ir às compras dez dias antes da menstruação. Os pesquisadores acreditam que é a forma encontrada pelo sexo feminino para lidar com as emoções negativas provocadas pelas alterações hormonais. A investigação observou os hábitos de 443 mulheres entre os 18 e os 50 anos. 65% das que estavam na última etapa do ciclo menstrual admitiram que tinham acabado de comprar artigos de que não precisavam.

 

Consultoria Vera Ramalho, psicóloga

Texto Redação Alto Astral

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

A incidência aproximada da Síndrome de Angelman é de um a cada 15 ou 20 mil bebês. Devido à raridade, o diagnóstico é difícil.

Estilo de vida

As causas da Síndrome de Rubinstein-Taybi ainda carecem de estudos. Apesar de provavelmente se darem pela genética, ainda não há uma tese conclusiva

Estilo de vida

Praticar atividades físicas é tão importante quanto cuidar dos hábitos alimentares. Portanto, não perca mais tempo e comece a se mexer!

Estilo de vida

Capaz de diminuir os riscos de Alzheimer, alguns tipos de câncer e ainda prevenir a osteoporose, o brócolis possui propriedades poderosas. Confira!

Estilo de vida

Excluir o açúcar da dieta é uma missão bastante difícil, não é mesmo? Então conheça mais um pouco sobre ele motivos para abandoná-lo de vez!

Estilo de vida

Bons para o coração, previnem osteoporose e oferecem ótimas proteínas. Os peixes fazem bem para a saúde por esses e outros motivos.

Estilo de vida

A visão pode influenciar na qualidade do aprendizado das crianças, segundo pesquisa feita nos Estados Unidos. Confira mais sobre o estudo!

Estilo de vida

Além de acabar com o inchaço, consumir água possuir diversos benefícios como detonar a celulite, manter o corpo equilibrado e disfarçar rugas. Confira!