ESTILO DE VIDA

Ômega 3: veja seus maiores benefícios para ao organismo!

Famoso por agir como um forte protetor para o coração e as atividades cerebrais, o ômega 3 traz consigo uma lista de benefícios para a saúde. Confira!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/09/2016 às 09:00
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Famoso por agir como um forte protetor para o coração e as atividades cerebrais, o ômega 3 traz consigo uma enorme lista de benefícios para a saúde. Ele é intitulado ácido graxo essencial por não ser produzido naturalmente pelo organismo, sendo assim reforçada a importância de consumi-lo por meio de alimentos ricos neste nutriente.

alimentos ricos em ômega 3

FOTO: Shutterstock

O peixe, por sua vez, é um dos alimentos mais completos quando o assunto é ômega 3. Conhecida como uma ‘gordura boa’, ela previne várias doenças graves. “O ômega 3 é encontrado principalmente nos habitantes de água fria, como salmão, atum, sardinha, arenque, tainha, bacalhau e a truta, é um ácido graxo importantíssimo para o coração, pois reduz o risco de infarto, reduz as taxas de triglicerídeos e previne batimentos cardíacos fora do ritmo normal, ao estabilizar a atividade elétrica do coração”, ressalta a médica ortomolecular Suzete Motta. Veja 8 benefícios!

  1. Diminuição do risco da arteriosclerose;
  2. Alívio de dores e inflamações;
  3. Prevenção da pressão alta;
  4. Controle do apetite;
  5. Prevenção da depressão pós-parto;
  6. Auxílio no desenvolvimento cerebral dos fetos;
  7. Prevenção do câncer de próstata;
  8. Redução do mau colesterol (LDL).

Corpo em forma

Além desses benefícios listado acima, o ômega 3, ainda colabora para o emagrecimento. O ácido graxo contribui para reduzir o acúmulo da gordura corporal, pois auxilia o corpo em tarefas como regulação dos níveis de insulina. Este efeito provoca o maior controle do apetite, evitando assim o consumo excessivo de alimentos. Entretanto, é necessário atrelar os benefícios proporcionados pelo ácido graxo a hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas regulares e uma alimentação balanceada, indicada por um profissional.

mulher medindo a circunferência da barriga

Foto IStock.com/Getty images

Fim da TPM!

Com uma dieta rica em ômega 3 (duas vezes por semana), é possível mandar os sintomas de instabilidade emocional, causada pela tensão pré-menstrual para bem longe! A nutricionista Helouse Odebrecht ainda faz uma indicação de alimentos para combater as cólicas menstruais: “são aconselháveis os alimentos anti-inflamatórios e ricos em ácidos graxos (ômega 3, 6, e 9), que são encontrados nos peixes de água fria (como salmão, sardinha, atum, cavala e arenque), semente de linhaça, semente de abóbora e girassol, chia, oleaginosas, abacate, ovos e azeites”.

LEIA TAMBÉM

Consultoria Suzete Motta, médica ortomolecular; Helouse Odebrecht, nutricionista