ESTILO DE VIDA

Óleo de coco e café: combinação poderosa para praticar exercícios físicos

A mistura de óleo de coco e café é conhecida na web como "levanta defunto", isso porque ela realmente ajuda na disposição para o treino. Confira!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/12/2016 às 13:15
Atualizado às 16:05

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Além de ajudar a emagrecer, o oléo de coco dá uma força extra quando o assunto é treino, colaborando ainda mais com um corpo enxuto. É que a mistura “óleo de coco e café” é um poderoso termogênico e fornece energia para quem deseja praticar atividades físicas. “O óleo de coco promove a sensação de saciedade e inibe a fome.

óleo de coco

Foto: Shutterstock

Já o café, velho conhecido dos adeptos de atividades físicas, é rico em cafeína, substância estimuladora do sistema nervoso central, melhora o estado de alerta e também o desempenho em exercícios de força e aeróbicos. Juntos, os dois ingredientes somam propriedades termogênicas e, por isso são aliados na busca pela boa forma”, explica a nutricionista Jaqueline Araújo.

Termogênicos em ação!

É um conjunto de reações químicas que ocorre no organismo. “Para a dieta, o metabolismo pode ser considerado a velocidade com que as calorias são gastas, por isso mantê-lo funcionando adequadamente é muito importante para quem deseja emagrecer”, explica a nutricionista Kelly Anne Vieira. Quando ele está lento, o organismo passa a queimar calorias mais devagar que o normal, dificultando a perda de peso.

O problema pode surgir por vários fatores: alimentação, hábitos e fatores hormonais, por exemplo. Por isso, para mantê-lo sempre ativo e, principalmente, acelerado, o ideal é investir nos alimentos corretos! Os alimentos dessa categoria são conhecidos por acelerarem a perda de peso. O efeito ocorre porque os termogênicos dependem da energia do corpo para serem digeridos, obrigando o organismo a trabalhar em ritmo acelerado e aumentando a temperatura corporal. Assim, a queima de gordura é facilitada.

“Geralmente, eles são responsáveis por cerca de 10% da queima total de energia de uma pessoa”, indica a nutricionista Vanessa Minossi. Mas ela faz um alerta: sozinhos, os termogênicos não fazem milagres! Mantenha sempre uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios.

Metabolismo a mil!

Confira, a seguir, 5 dicas listadas por Regina Moraes Teixeira, nutricionista, que ajudarão a manter o metabolismo acelerado.

1. Água sempre!

“Mantenha o corpo sempre muito bem hidratado, independente da estação em que estamos. Dê preferência a água gelada, pois com isso o organismo despenderá de mais energia”.

2. Pimenta-vermelha nas refeições!

“Ela é rica em capsaicina, substância termogênica, aumentando até 20% da atividade metabólica. Coloque em saladas, pratos quentes. Não abuse no jantar, ela pode atrapalhar a qualidade do sono”

3. Invista nos chás!

“Tome chás, como o verde e branco, e adicione gengibre (tamanho de uma moeda, coloque na infusão do chá). Três xícaras por dia já traz benefícios. Mas não vale o de caixinha: use as ervas”.

4. Use a canela no seu dia a dia

“Além de ser antioxidante, aumenta o metabolismo basal. Coloque polvilhada em cima de frutas como banana ou acrescida em chás ou leite”.

5. Café poderoso!

“A cafeína, além de aumentar a disposição, possui uma substância vegetal capaz de atravessar a barreira do nosso cérebro, diminuindo a fadiga, melhorando a performance esportiva”, finaliza.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Jaqueline Araújo, nutricionista; Vanessa Minossi, nutricionista; Kelly Anne Vieira, nutricionista; Regina Moraes Teixeira, nutricionista

Texto: Redação Alto Astral