ESTILO DE VIDA

6 maneiras de aproveitar os benefícios do óleo de coco a favor da beleza

Utilizar o óleo de coco a favor da beleza é uma opção natural e saudável ao corpo, pois a pele também absorve seus benefícios. Confira!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/09/2016 às 16:00
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A redenção das gorduras chegou até o ponto da indústria da beleza aproveitar os benefícios do óleo de coco para compor cosméticos, mas você não precisa ficar procurando o ingrediente na lista: dá para usar o óleo in natura para diversas funções e, se preferir, com algumas variações de receitas, você faz seu próprio desodorante, hidratante corporal, capilar, bucal e de unhas, por exemplo.

A opção, além de prática, é natural e mais saudável ao corpo, uma vez que a pele também absorve ingredientes nocivos presentes em certos cosméticos. Vamos tentar?

Garrafa de óleo de coco, coco

Foto Shutterstock.com

1. Cabelo e pele saudáveis

Utilize 1 colher (sobremesa) de óleo de coco para massagear os cabelos antes de lavá-los. Essa técnica é uma fórmula natural e poderosa de hidratação. A mesma medida é ideal para aplicar sobre a pele. “Ele previne rugas, pois tem propriedades antioxidantes. Também tem ação bactericida na pele, ajudando a cicatrizar feridas, picadas de insetos, aliviando queimaduras e, sobretudo, eczemas, dermatites de contato, herpes e candidíase”, lista a nutricionista Lilian Speziali.

2. Esfoliante caseiro

A blogueira do site Lookaholic, Nyle Ferrari, também dá dicas de receitas naturais para elaborar cosméticos orgânicos e sem origem animal. Para fazer a limpeza facial de forma natural, ela ensina acrescentar sementes de maracujá (aquelas que sobraram do suco batido sem açúcar e coado!) ao óleo e passar na pele. No blog, ela sugere sempre fazer movimentos suaves, para não machucar, ok? Dura até 3 dias, conservado em pote de vidro na geladeira.

3. Unhas nutridas

Basta passar uma pequena quantidade do óleo de coco nas unhas e massagear a região das cutículas, o que ajuda a estimular o crescimento das unhas. “Deixe o produto ser absorvido”, recomenda especialista em unhas, Ligia Bonfim.

Mão de mulher, unhas pintadas, corpo e beleza

Foto Shutterstock.com

4. Maquiagem natural

A composição das maquiagens às vezes assusta pela lista de ingredientes desconhecidos, além de diversas marcas ainda testarem em animais (é possível acompanhar as marcas livres de teste no site da Projeto Esperança Animal, PEA). Entretanto, algumas fórmulas podem ser feitas em casa. A blogueira do site Um Ano Sem Lixo, Cristal Muniz, indicou receitas de maquiagens simples, a partir de corantes naturais e óleo de coco. É o caso do blush à base de beterraba, o óleo de coco, álcool e cereais ou o rímel com cera de abelhas, carvão ativado e óleo de coco.

5. Demaquilante

Ele aparece para integrar a receita make caseira e também para retirá-la. Quando líquido (se estiver sólido, é só derreter em banho-maria), basta embeber uma pequena quantidade em um algodão e limpar o rosto. Além dessa finalidade, ele hidrata a pele. Para retirar o excesso de oleosidade, basta passar levemente um algodão limpo.

Saiba mais

7 cursos online de estética e beleza

Alimentação interfere na beleza dos cabelos

Dicas para realçar a beleza de cada signo

6. Aliada da depilação

Seja em homens ou mulheres, depilar pode causar coceira e reações alérgicas. O óleo de coco ajuda a hidratar e acalmar a pele e auxilia na cicatrização de machucados e feridas. Caso seja à lâmina, você pode passar o óleo antes de deslizá-la pela pele. Na depilação com cera, utilize para diminuir a irritação após o processo, com a pele limpa.

Texto Jéssica Frabetti