ESTILO DE VIDA

O que pode ocasionar o mal funcionamento da memória?

Quando a memória não está funcionando como de costume, podemos ter medo de que algo mais grave venha a ocasionar esse quadro.

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/01/2017 às 09:29
Atualizado às 17:11

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quando a memória não está funcionando como de costume, podemos ter medo de que algo mais grave venha a ocasionar esse quadro. É claro que uma visita ao médico para se certificar de que não há doenças impedindo o funcionamento cognitivo é importante, mas não é tão raro assim ter falhas nas lembranças: “até 50% da população adulta tem queixas eventuais de memória”, explica o neurologista Leandro Teles.

cérebro, branco, em pedaços, esquecer, ocasionar

Foto: Shutterstock

As perdas eventuais de rendimento cognitivo podem acontecer em qualquer fase da vida, e vários fatores podem ocasionar isso: a desatenção, muitas tarefas concomitantes, excesso de informações, falta de tempo, sono inadequado, sedentarismo, uso de álcool e drogas, medicamentos, ansiedade e depressão, entre muitos outros. Por isso, é necessário entender que a memória é uma função cognitiva complexa, e sujeita a muitas falhas, ruídos e deslizes. “Ninguém nunca terá uma memória perfeita”, avisa o neurologista. Portanto, somente os casos persistentes e com grandes oscilações devem trazer preocupação com problemas físicos e emocionais.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini

Consultorias: Leandro Teles, neurologista