ESTILO DE VIDA

Obesidade: veja 5 respostas e tire suas dúvidas sobre o tema

A OMS considera a obesidade uma doença. O problema atinge cerca de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo. Tire suas dúvidas sobre o problema!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/10/2016 às 08:00
Atualizado às 20:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A obesidade atinge cerca de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo e, de acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), ela é uma doença. Veja as respostas da nutricionista Salomé Borregana e tire suas dúvidas sobre o problema!

pessoa se pesando. No visor da balança aparece "OMG!"

Foto Shutterstock.com

Qual a maior dificuldade para um obeso que deseje emagrecer?

“Fazer com que o doente cumpra o plano alimentar e as recomendações médicas. Porém, o mais importante é, sem dúvida, a parte emocional”.

Quais os pilares fundamentais para um emagrecimento saudável?

“A alteração do estilo de vida e a dieta são fundamentais e os únicos eficazes a longo prazo. O tratamento da obesidade requer uma alteração comportamental para o resto da vida”.

Como prevenir a obesidade?

“Este problema envolve uma série de fatores combinados: hereditários, emocionais, socioeconômicos, ambientais e hormonais. Todos eles conduzem a desadequados hábitos alimentares quer em termos de qualidade como de quantidade, aliados ao sedentarismo. Podemos alertar as pessoas com campanhas de esclarecimento junto de profissionais de saúde, pais, escolas, indústria alimentar e sociedade em geral. É fundamental, além de tratar os obesos, prevenir os pré-obesos e os indivíduos com peso normal para que, no futuro, não venham a desenvolver a doença”.

Leia também:

Como fazer uma distribuição correta dos alimentos ao longo do dia?

“Alimentos ricos em fibras, como fruta, vegetais, pão integral, legumes ou cereais, permitem uma saciedade mais rápida e demorada. Os carboidratos de absorção rápida e os açúcares devem ser consumidos moderadamente e nunca diariamente. Para além disto, é necessário reduzir a gordura utilizada para temperar e cozinhar”.

Para não engordar, o que um ex-fumante ou quem deseja abandonar o cigarro deve fazer?

“Comer racionalmente, evitar carboidratos , açúcares, gorduras e alimentos que favorecem o aumento de peso. Importante praticar exercícios regularmente”.

Consultoria Salomé Borregana, nutricionista