O que comer à noite? Veja 7 alimentos indicados para o horário

Chegar em casa cansado e com fome são algumas das justificativas para a má alimentação. A nutricionista Carolina Lara dá dicas do que comer à noite

None
Foto: Pixabay

por Vítor Ferreira
Publicado em 17/12/2019 às 11:45
Atualizado às 11:45

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As últimas refeições do dia não são menos importantes do que as outras, por isso também precisam de atenção. Apesar do cansaço é preciso se planejar e pensar sobre o que comer à noite para não ganhar peso e investir na saúde.

Para quem deseja ou precisa emagrecer, o período noturno pode ser propenso às escapadinhas na dieta. Nesse momento, muitos chegam em casa depois de um dia estressante e cansativo de estudo ou trabalho e com a cabeça cheia e falta de disposição, acabam optando por opções mais práticas, que coincidentemente não são tão amigas da boa forma“, comenta a nutricionista Carolina Lara.

Pensando nisso e em como orientar sobre o que comer à noite para continuar saudável, a profissional listou sete alimentos ideais para o período. Confira quais são essas opções a seguir!

Saiba o que comer à noite:

1. Cereais integrais (com moderação)

O primeiro item da nossa lista sobre o que comer à noite para emagrecer é o grupo dos cereais integrais, em que se encontram a aveia e a linhaça“, diz Carolina. A nutricionista explica que eles são ótimas opções por serem compostos por carboidratos complexos. “Ao contrário das fontes de carboidratos simples, não causam picos e quedas bruscas nos níveis de glicose no sangue, o que causa um aumento de apetite“, explica.

2. Vegetais

Outros alimentos indicados pela nutri são os vegetais, como alface, tomate, espinafre, couve-flor e outros de sua preferência. “Eles têm muito poucas calorias e ajudam a saciar a fome de verdade. Sem contar que têm muitas vitaminas e minerais“, comenta seus benefícios.

Outra dica da profissional é beber bastante água ao chegar em casa. “Muitas vezes chegamos em casa morrendo de fome e queremos uma grande quantidade de alimentos. A primeira providência é se hidratar ingerindo o líquido, isso acabará com o risco de a desidratação estar potencializando sua fome“, aconselha.

o que comer à noite

Foto: Pixabay

3. Ovos

O ovo é um dos alimentos mais completos e uma ótima fonte de proteínas, segundo Carolina Lara. “Existe a polêmica de que o ovo e principalmente as gemas podem aumentar o ‘colesterol ruim’, mas isso é um equívoco, o alimento ajuda e muito no colesterol bom (HDL)“, esclarece.

Algumas sugestões de preparo dadas por ela são:

  • Ovos mexidos com azeite de oliva, alho e cebola.
  • Na forma de omelete, batido com cenoura, tomate, espinafre e cebola.
  • Ovos pochê (esquentar a água, colocar vinagre, fazer um redemoinho com a colher e jogar os ovos até cozinhar).
  • Ovos cozidos regados com azeite de oliva, orégano e tempero verde.

4. Frutas

De acordo com a especialista, as frutas devem ser consumidas diariamente. “Elas fornecem minerais, vitaminas, diferentes fibras alimentares, antioxidantes e compostos que ajudam a regular o organismo“, explica.

E diz como podem ser ingeridas à noite. “No jantar, você pode incluir maçã, abacaxi, mamão, melão, laranja e abacate. Acrescentar uma fonte de fibra junto como aveia, linhaça, chia e amaranto também é uma boa“.

5. Risoto de arroz 7 grãos ou quinoa

O arroz 7 grãos é uma fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, ele possui mais nutrientes, fibras e magnésio, melhor digestão e mais saciedade que o arroz branco comum puro“, explica Carolina sobre ele. E diz quais são os do tipo 7 grãos: arroz agulhinha, cevada em grãos, quinoa branca e vermelha, arroz negro, arroz vermelho, painço em grãos e trigo em grãos.

Já sobre a quinoa, Carolina explica que ela é rica em fibras, proteínas e nutrientes. “É um dos alimentos mais completos do mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura“, diz.

o que comer à noite

Foto: Pixabay

Sugestão de preparo da nutri: cozinhar o arroz ou quinoa com um pouco de sal. Colocar o shimeji (cogumelo) picado em uma frigideira grande com um pouco de água para escaldar. Assim que a água secar, acrescentar alho, cebola, castanhas do pará picadas, sal e o azeite e refogar por no máximo 3 minutos. Acrescente o refogado à quinoa cozida e sirva com tempero verde.

6. Grãos

A sugestão da profissional é o grão-de-bico, que é uma fonte de grão saudável e rica em vitamina B6, fundamental para a síntese da melatonina. “Outros grãos integrais também podem ser usados para um snack noturno“, diz a profissional.

7. Nozes e amêndoas

E se você não sabe o que comer à noite para dormir melhor, Carolina indica nozes e uvas passas, que são ricas em melatonina, substância que ajuda a dormir. “As amêndoas, por sua vez, são ricas em proteínas e fibras, que te ajudarão a ficar saciado. Além disso, existem estudos que indicam que a amêndoa é capaz de queimar a gordura estocada no corpo“, indica outra oleaginosa para o período.

O que não comer

Nesse período do dia é preciso estar atento ao que se come, já que nesse momento o metabolismo está mais lento. Outro fator é a sensação de peso após a ingestão de certos alimentos, que podem atrapalhar o descanso.

o que comer à noite

Foto: Pixabay

Por isso, a nutricionista indica quais alimentos devem ser evitados à noite.Café, refrigerantes à base de cola, chocolates, chá preto, chá verde, especiarias como gengibre, canela e pimenta que são termogênicos, alimentos de difícil digestão como massas, pães, batatas, arroz, feijão, pizza, alimentos industrializados, frituras e condimentos“, aponta Carolina.

A dica mais importante dada pela nutricionista é beber água e manter-se hidratado, que é um grande passo para evitar os excessos à noite. “A reeducação alimentar é necessária para manter a sua saúde em dia, seu corpo em equilíbrio e um cérebro funcionando a todo vapor“, finaliza.

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.