O jeito certo de tomar shakes para emagrecer e ser saudável

O jeito certo de tomar shakes fará toda a diferença para quem busca um emagrecimento saudável. Você sabe qual é? Aprenda aqui, no portal Alto Astral :)

None
Foto: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/01/2017 às 12:31
Atualizado às 12:20

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O jeito certo de tomar shakes é um assunto que deve ser tratado com a mesma curiosidade de ‘qual shake é o melhor’ quando o assunto é emagrecimento saudável.

Os shakes,caseiros ou industrializados, são ‘a solução queridinha do momento’. Uma boa alternativa de substituição para refeições, mas com prudência, pois não são todas ou qualquer refeição que pode ser trocada: existe um jeito certo de tomar shakes. Vamos entender mais, juntas, sobre o assunto? Confira!

O jeito certo de tomar shakes para emagrecer e ser saudável

Foto: Divulgação

O JEITO CERTO DE TOMAR SHAKES

Shakes são substitutos PARCIAIS das refeições

PARCIAIS. Em destaque, para que isso fique bem claro. Eles devem ser encarados como alimentos nutritivos, mas que precisam estar associados a outros para que o organismo receba tudo o que tem necessidade.

No último congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), o jeito certo de tomar shakes foi discutido. Entre faz bem ou não, é importante se atentar para a ‘função’ de cada shake e quais elementos ele tem. Quem determina os valores mínimos é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Esses produtos são definidos como alimentos especialmente formulados e elaborados de forma a apresentar composição definida, adequada a suprir parcialmente as necessidades nutricionais do indivíduo e que sejam destinados a propiciar redução, manutenção ou ganho de peso corporal. Esses produtos não visam substituir uma alimentação equilibrada e devem ser consumidos sob orientação de nutricionista ou médica (Leia na íntegra)”, define a Anvisa.

Dietas e outras dicas para entrar em forma: acesse!

Será que tem tudo o que o seu organismo precisa? Se sim, então, emagrece mesmo!

Para emagrecer e ser saudável com shakes, é preciso que o produto tenha quantidades pré-determinadas de calorias, vitaminas, minerais, gorduras e proteínas, por exemplo. As informações são do portal Saúde.

Inclusive, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) reconhece isso. Um estudo clássico sobre o tema, o Look Ahead, que analisou mais de 5 mil pacientes diabéticos dos Estados Unidos, coletou números convincentes sobre a perda de peso com a manutenção dos shakes como auxiliares da alimentação mais próxima do ideal.

“Enquanto uma parte recebeu orientações tradicionais para controlar a doença, o restante foi incentivado a mudar o estilo de vida pra valer, o que incluía a possibilidade de usar shakes. No primeiro ano de intervenção, esse último grupo consumiu cerca de 360 substitutos de refeição e eliminou 8,6% de seu peso inicial, contra 0,7% daqueles que ficaram só nas recomendações habituais.”

Quer saber o quê? Matérias de saúde é no portal Alto Astral 🙂

Orientação é fundamental sobre o jeito certo de tomar shakes

  • Duas vezes por dia e só: esse é o limite indicado por profissionais. Comer tem que te fazer bem, tem que ser gostoso e você não deve sacrificar nenhuma refeição por desespero. O corpo tem regras e você só alcançará seu objetivo se respeitá-las;
  • Refeições rápidas: na correria, se você não tem tempo suficiente de optar por uma refeição completa ou mais saudável, os shakes são bons substitutos parciais. Mas, isso é pra imprevistos, só de vez em quando, ok?
  • O vizinho não é você: não se inspire muito no que você ouve sobre pessoas que perderam tantos quilos em tantos dias tomando shakes. Além da reação individual do organismo, é preciso considerar todo o estilo de vida. Shake não faz milagre;
  • Shakes fazem parte de um cardápio: e é assim que você deve encarar! Mude todo o padrão alimentar, veja, sinta, pesquise sobre os alimentos que você consome. Troque, experimente, faça pratos novos. Para resultados bons, depende da sua força de vontade;
  • Cuidado com o efeito rebote: você mantém por alguns dias pique total, boa alimentação e consome shakes para emagrecer. Depois, resolve comer um pouco mais ali, deixar de ir na academia alguns dias, desencana de tomar o shake porque enjoou do gosto… Essa falta de disciplina pode causar um efeito rebote que vai te deixar mais pilhada do que antes. Portanto, tenha foco e faça tudo pra valer, que os resultados aparecerão!
  • Acompanhamento médico: isso é imprescindível para todas as pessoas, sem mais nem menos.

Receitas de shakes caseiros

O jeito certo de tomar shakes receitas

Foto: Divulgação

Três opções para você experimentar, agora que já sabe o jeito certo de tomar shakes:

1. Shake de melão e pêssego

Ingredientes:

  • 1 limão siciliano
  • 2 xícaras (chá) de melão amarelo
  • 1/2 xícara (chá) de pêssego em cubos
  • 2 envelopes de 3g de adoçante em pó
  • 4 cubos de gelo

Modo de preparo: rale a casca do limão para obter 1/2 colher (chá) de raspa e extraia 4 colheres (sopa) de suco. No liquidificador, bata a raspa e o suco de limão, o melão, o pêssego, o adoçante e o gelo. Processe até ficar um creme espumoso e beba.

2. Shake de morango com laranja

Ingredientes:

  • 1 xícara (200ml) de suco de laranja gelado
  • 1 xícara (chá) de morangos
  • 1 banana fatiada
  • 1 envelope de adoçante de 3g
  • 2 cubos de gelo

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar cremoso. Beba em seguida

3. Vitamina de mamão com mel e linhaça

Ingredientes:

  • 1/2 xícara (chá) de mamão picado
  • 1 xícara (chá) de leite desnatado
  • 1colher (sopa) de mel
  • 1 colher (chá) de sementes de linhaça

Modo de preparo: bata no liquidificador o mamão picado, o leite desnatado, o mel e as sementes de linhaça por três minutos ou até ficar homogêneo. Despeje em um copo e beba em seguida.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria receitas: Ângela Cardoso e Mariana Maluf, culinaristas/Colaboradoras

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.