Benefícios das frutas: alimente-se melhor por meio de seus nutrientes!

Além de saborosas, as frutas agem como remédios naturais e trazendo inúmeros benefícios à saúde. Confira seus principais nutrientes!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/02/2017 às 13:40
Atualizado às 13:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Elas existem nos mais variados sabores, texturas, tamanhos e cores  e estão em toda parte: em saladas, doces, temperos, refeições e sucos. As frutas são garantia de uma dieta recheada de vitaminas e nutrientes. O ideal é consumir cerca de três unidades ao dia, em complemento às principais refeições.

kit-de-frutas-saude

As frutas merecem todo o destaque quando o assunto é comer bem. Foto: Shutterstock

Reforço para a saúde

A grande maioria das frutas possui vitamina C, o que já garante por si só por um reforço no sistema imunológico, protegendo o organismo contra uma série de doenças. Propriedades antioxidantes e anticancerígenas também estão presentes em muitos desses alimentos, que podem combater o estresse, a depressão, o colesterol, o diabetes, a hipertensão e diversos outros distúrbios. “Os minerais são os reguladores do nosso organismo, responsáveis pela constituição e pela ação de enzimas e hormônios, além de funções estruturais (por exemplo, cálcio e fósforo, que atuam na formação dos ossos e dentes).

Já as vitaminas são os nutrientes que regulam as funções do organismo. Além da função de transporte, as lipossolúveis – ou seja, aquelas que se dissolvem em gordura – (A, D, E e K), por exemplo, transportam esses elementos. Elas devem estar presentes na alimentação diariamente e sua deficiência resulta em diversos transtornos à saúde”, afirma a nutricionista Andréia Gomes.

Dieta balanceada

É difícil encontrar uma sobremesa gostosa e que não engorde? Nem tanto se você tiver ao seu lado uma boa variedade de frutas. A grande maioria desses alimentos possui um número bem baixo de calorias, além de algumas, como a banana, que inibem o apetite, e outras, como o abacate, que são muito recomendáveis para o treino.

O grau de satisfação na hora daquele lanchinho ao trocar um alimento gorduroso como chocolates e biscoitos recheados por uma fruta é o mesmo, mas com a diferença da garantia de algumas calorias a menos.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Andréia Gomes, nutricionista

Texto: Redação Alto Astral

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.