Connect with us

O que você está procurando?

Nutella dá câncer? O creme de avelãs mais famoso do mundo tem um ingrediente que pode causar câncer e está dando o que falar. Entenda tudo a respeito!
- Foto: Divulgação

Nutella dá câncer? A polêmica sobre o ingrediente que pode fazer mal

Nutella dá câncer? O creme de avelãs mais famoso do mundo tem um ingrediente que pode causar câncer e está dando o que falar. Entenda tudo a respeito!

Nos últimos dias, o creme de avelã mais famoso do mundo está envolvido em uma polêmica que está sendo discutida na internet: Nutella dá câncer ou não?

Na verdade, a história não é bem essa e você pode entender tudo sobre o perigos do óleo de palma, ingrediente que gerou toda a discussão, a seguir!

Nutella e a polêmica do óleo de palma

Foto: Divulgação

O ingrediente-problema

A Autoridade para Segurança Alimentar Europeia (EFSA) publicou em maio do ano passado uma pesquisa científica que revelou os perigos do consumo do óleo de palma refinado a mais de 200ºC . Como alerta para a saúde humana, as orientações valem para todas as faixas etárias que consomem mais de um alimento que tenha esse tipo de óleo na composição.

Segundo o estudo, o óleo de palma refinado, dentre os avaliados, é o que mais contém substâncias capazes de o tornar cancerígeno. A polêmica começou porque é justamente esse um dos ingredientes que compõem a receita do creme de avelãs mais famosos do mundo, Nutella®, bastante popular no Brasil e fabricado pela empresa italiana Ferrero. Depois do estudo, começaram os questionamentos: Nutella dá câncer?

Nutella dá câncer?

Diversos alimentos que consumimos diariamente contém um ingrediente ou outro que faz mal à saúde. E isso todos sabemos! Mas Nutella dá câncer? Segundo o portal UOL, o nível de risco ainda não foi definido com exatidão, logo, qualquer quantidade é considerada perigosa. Acredita-se, porém, que na composição da Nutella® não há quantidade suficiente para que o indivíduo desenvolva a doença apenas porque comeu demais. É claro que isso se aplicaria a consumos moderados, mas essa informação não foi confirmada.

Prevenção ou boicote?

Segundo o  site inglês Independent, alguns supermercados da Europa estão deixando de vender Nutella® com a justificativa de prevenção. Há quem aponte isso apenas como boicote, já que outros portais de notícias internacionais apontam que, na verdade, o produto deixou de ser estocado, prevendo um recall ou possíveis mudanças na composição que impliquem em descarte. No Brasil, nenhuma empresa, até o momento, tomou atitudes parecidas.

Substituir o óleo de palma é mais trabalhoso do que você imagina

Você deve estar pensando: se a Nutella dá câncer por conta do óleo de palma, bastaria substituí-lo na receita. O portal Gizmodo Brasil, em uma matéria assinada por Ryan F. Mandelbaumapontou informações de que a fabricante da Nutella® não poderia substituir o óleo de palma do seu produto, já que fazer isso resultaria num produto inferior, bem diferente do que conhecemos e aprovamos o sabor. Os preços também foram consideradas pela Ferrero: a tonelada do óleo de palma custa U$800, comparado com U$845 do óleo de girassol e U$920 do óleo de colza, ou seja, uma mudança considerável no orçamento.

Veja, no fim da matéria, o posicionamento da Ferrero EUA sobre o caso. 

Os perigos do óleo de palma

Nutella é feita com óleo de palma

Foto: Divulgação

Vale muito a pena entender sobre os riscos do óleo de palma e habituar-se a ler os rótulos dos alimentos que você compra. Ele é o óleo mais barato do mundo e, por isso, é usado com frequência na indústria alimentícia. O problema é que ele aparece, normalmente, como óleo vegetal na descrição das embalagens. Depois da polêmica assertiva da gordura trans, ele vem sendo usado também para substituí-la.

De onde vem: ele é extraído do dendezeiro africano, um fruto. Rende muito e custa pouco, por isso é o mais consumido em todo o mundo, seguido pelo óleo de soja. Algumas pessoas também conhecem como azeite-de-dendê.

Bruto x refinado: o óleo de palma bruto é considerado um dos mais ricos em betacaroteno e vitamina E, além de fornecer tocotrienóis, um anticancerígeno natural. Esses níveis de vitaminas reduzem drasticamente no processo de refinamento, que é bastante agressivo. Nos alimentos em que consumimos, ele só é utilizado depois do refinamento, ou seja, pode ser um vilão na alimentação.

3-MCPD e GE: essas são as nomenclaturas dadas para “3-monocloropropano-1,2-dióis livres e esterificados”  e “ésteres de glicídio“, respectivamente. São essas as substâncias encontradas no óleo de palma depois de refinado a mais de 200º.  Os cientistas da EFSA, na pesquisa acima, citaram estudos que mostram que o 3-MCPD pode causar problemas nos rins de ratos, e que o GE poderia causar tumores nessas mesmas cobaias.

Escolhas inteligentes: se você evitar comer produtos industrializados e com muitos conservantes já vai diminuir bastante o consumo do óleo de palma. Normalmente são aqueles que precisam manter a crocância, cor ou sabor por muito mais tempo. No mais, opte por produtos que levem óleo de canola, preferencialmente.

Faz mal para o meio ambiente também

Outra crítica ao óleo de palma é o desastre ecológico que a extração dele vem causando nas florestas de todo o mundo.

Segundo o portal Nosso Futuro Roubado: “A demanda por óleo de palma dobrou na última década e está previsto sua duplicação novamente por 2020 […] A média tem sido de mais de dois milhões de hectares por ano, de acordo com a ONG  Friends of the Earth. Estas áreas de floresta tropical são os últimos habitats remanescentes de animais ameaçados como o tigre da Sumatra, o rinoceronte asiático e o orangotango. E o que é pior, muitas destas florestas estão localizadas sobre turfas – sumidouros de carbono natural que contém grandes reservas de gases de efeito estufa. […] A demanda por óleo de palma está somente acelerando o processo e não há mostras de parar.”

No site Salve a Selva você pode se informar mais a respeito da gravidade dos problemas que a extração de óleo de palma vem causando: CLIQUE AQUI!

 

O posicionamento da Ferrero EUA, fabricante da Nutella®

Nutella posicionamente da Ferrero EUA com a polêmica sobre óleo de palma ser um ingrediente cancerígeno

Foto: Reprodução / Gizmodo Brasil

 

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Falta menos de 1 mês para a folia e ainda dá tempo de perder os quilinhos extra. Veja como passar o Carnaval em forma com exercícios criados por Cris Senna!

Estilo de vida

Confira 5 receitas saborosas e saudáveis com café! O shake de café, além de espantar o calor, ajuda a matar a fome com poucas calorias!

Estilo de vida

Confira os principais alimentos que podem elevar os níveis do colesterol prejudicial! Evite-os para ter uma alimentação mais saudável!

Estilo de vida

Você sabia que os alimentos orgânicos não são apenas aquelas produzidas sem agrotóxicos? Veja quais são as principais diferenças!

Moda & Beleza

Confira quatro dicas para a maquiagem no verão durar mais e não escorrer nos primeiros minutos fora de casa. Limpeza e aplicação estão entre elas.

Moda & Beleza

Esqueça tudo o que foi usado em 2016 no quesito produção de uma maquiagem. A tendência para 2017 é a make natural! Saiba como vai ser!

Moda & Beleza

Se você não tem muita habilidade com o traço, precisa conhecer a caneta-carimbo que faz o delineado gatinho para você! Veja como usar esse item de make

Moda & Beleza

A MAC, grande marca de maquiagens do mundo, vai lançar uma coleção bem fora do comum: batons coloridos e matte que vai do amarelo ao preto, confira!