Connect with us

O que você está procurando?

A campanha Novembro Azul vem para conscientizar sobre a prevenção contra o câncer de próstata, que afeta 1 a cada 9 homens. Saiba mais!
- Foto: Shutterstock

Novembro Azul: tudo o que você precisa saber sobre o câncer de próstata

A campanha Novembro Azul vem para conscientizar sobre a prevenção contra o câncer de próstata, que afeta 1 a cada 9 homens. Saiba mais!

Após o Outubro Rosa, o Novembro Azul vem aí para incentivar a prevenção do câncer de próstata, uma enfermidade silenciosa e muito comum entre os homens. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), foram registrados mais de 65 mil novos casos apenas no último ano – e mais de 15 mil mortes. A estimativa é de que 1 a cada 9 homens seja atingido pela doença ao longo da vida.

O motivo para a elevada taxa de mortalidade está no fato de alguns tumores se espalharem rapidamente pelo corpo, atingindo outros órgãos. Dessa forma, a campanha Novembro Azul traz a importância de se informar sobre o assunto e realizar exames preventivos para detectar a patologia. Nós, mulheres, também podemos incentivar e apoiar os nossos parceiros, amigos ou familiares homens. Saiba mais!

Tudo sobre o Novembro Azul e o câncer de próstata

Novembro Azul: tudo o que você precisa saber sobre o câncer de próstata
Foto: Shutterstock

O que é

A próstata é uma glândula que só os homens possuem e está localizada abaixo da bexiga e na frente do intestino. O câncer acontece quando a produção de células dessa glândula sofre uma multiplicação anormal. Se o diagnóstico não for feito logo no início, essas células podem se espalhar para outros órgãos e entrar em metástase. As chances de cura são maiores quando o tumor ainda se encontra restrito à próstata.

Sintomas

A maior parte dos sintomas do câncer de próstata aparecem no momento de urinar. Entre eles estão a dificuldade de micção (ato de expelir a urina), dores e sangramentos, além de problemas de ereção e ejaculação.

Tratamento

Neste Novembro Azul, vale reforçar que os tratamentos devem ser individualizados e propostos por um médico urologista. Para a escolha do procedimento adequado, alguns fatores como a idade, o grau do tumor, o tamanho da próstata e os recursos disponíveis deverão ser analisados em conjunto com o paciente.

Prevenção

A melhor maneira de se prevenir contra o câncer de próstata é por meio de exames diagnósticos, como explica o urologista Carlos Alberto Monte Gobbo: “Independente de sintomas, homens com histórico de câncer de próstata na família devem fazer exames regulares a partir dos 40 anos, já que a doença tem aspecto hereditário. Os demais precisam fazer isso a partir dos 45 anos”.

Nesse caso, os mais comuns são o exame de toque o de sangue, que devem ser feitos uma vez por ano. O primeiro, no entanto, costuma causar um certo receio em grande parte dos homens por ser um procedimento um pouco invasivo. Assim, uma das principais mensagens transmitidas pelo Novembro Azul é sobre deixar os preconceitos de lado e investir nos cuidados com a saúde masculina.

Além dos exames médicos regulares, é possível evitar a enfermidade com o consumo de alguns alimentos específicos, como é o caso do tomate, do brócolis, da framboesa, da manga e da romã.

Consequências

O câncer de próstata pode deixar algumas sequelas, que são muito mais suaves quando há o diagnóstico precoce. Um exemplo é a disfunção erétil, que pode ocorrer durante o tratamento ou ser permanente. Para o último caso, existem medicamentos e próteses que resolvem o problema.

Outra possível consequência do câncer de próstata é a infertilidade, já que o órgão integra o sistema reprodutor masculino. Enquanto, em alguns quadros, é possível preservar a função reprodutiva; já em outros, o tratamento pode afetar a capacidade de ejaculação.

Novembro Azul: tudo o que você precisa saber sobre o câncer de próstata
Foto: Shutterstock

Vida sexual

Outra preocupação relacionada ao Novembro Azul é quanto à vida sexual do paciente. Segundo o psicólogo Breno Rosostolato, a(o) parceira(o) precisa ter naturalidade ao abordar o assunto com o companheiro, tratando como um tema normal do relacionamento.

“Ressalte os aspectos importantes do exame e enfatize a eficácia. Demonstre preocupação e reforce que o exame de próstata é muito simples, rápido e que, assim, ele poderá evitar inúmeras complicações à sua saúde. Com isso, o homem se sentirá mais seguro e confortável, percebendo que a(o) companheira(o) está ao seu lado e disposta(o) a ajudar. Caso ele se sinta angustiado e constrangido, deixe-o falar sobre seus sentimentos e escute com atenção”, diz.

A situação também é difícil para a(o) parceira(o) cujo companheiro tem câncer de próstata. Porém, otimismo e boas perspectivas podem fazer uma grande diferença na relação do casal. “Quando a mente e a relação familiar estão fortalecidas, o corpo responde igualmente de forma positiva”, finaliza o psicólogo.

Consultoria: Carlos Alberto Monte Gobbo, urologista; Breno Rosostolato, psicólogo | Texto: Redação Alto Astral | Edição: Milena Garcia e Renata Rocha

Leia também:

Advertisement

Receitas

Experimente diferentes versões de receitas com doce de leite que dão água na boca para adoçar os seus dias em qualquer ocasião!

Casa & Decor

Será que você sabe como lavar roupa da maneira correta? Confira algumas dicas que vão te ajudar na hora de fazer a lavagem das peças!

Moda & Beleza

Os conjuntinhos são uma tendência clássica que nunca sai de moda. Descubra agora mesmo como investir nessas peças sem medo de errar!

Famosos

Após 6 anos participando da Igreja Universal, Andressa Urach revelou decepções e desgaste com a instituição. Saiba mais sobre o caso!

Mundo místico

A astrologia revela qual é a combinação astral mais poderosa com o seu signo para te ajudar a conquistar quem se derrete por você!

Receitas

Não há quem resista ao sabor incrível dessa fruta, por isso, as receitas com morango são uma ótima opção para uma deliciosa sobremesa!

Famosos

Tom Veiga, que dava vida ao papagaio mais famoso do Brasil na TV, faleceu aos 47 anos

Estilo de vida

Aproveite o Dia Mundial do Veganismo para deixar o preconceito de lado e conhecer os principais valores do estilo de vida vegano. Confira!