Connect with us

O que você está procurando?

Quer aprender qual a melhor forma de se alimentar? Confira o modelo da nova pirâmide alimentar e saiba quais alimentos incluir ou excluir do dia a dia!
- Ilustração: Eugênio Tonon

Nova pirâmide alimentar: conheça o modelo atualizado e emagreça!

Quer aprender qual a melhor forma de se alimentar? Confira o modelo da nova pirâmide alimentar e saiba quais alimentos incluir ou excluir do dia a dia!

A Pirâmide Alimentar é uma representação gráfica da maneira correta de consumir todos os grupos de nutrientes no dia a dia, visando uma alimentação saudável e equilibrada. Ela é dividida em sete categorias e, em cada uma delas, podemos encontrar a quantidade de porções que devemos ingerir para melhorar o funcionamento do nosso organismo, sem comprometer a dieta. Em 2005, uma nova versão da pirâmide foi publicada, tendo como base a prática de exercícios físicos e o controle de peso. “Nenhuma alimentação é totalmente efetiva na prevenção de doenças e no combate à obesidade quando não está aliada a uma vida ativa”, explica a nutricionista Pollyanna Esteves.

Nova pirâmide alimentar

Ilustração: Eugênio Tonon

Como funciona a Pirâmide Alimentar?

A divisão da nova pirâmide foi feita a partir das características nutricionais dos alimentos, levando em consideração suas calorias e benefícios para a saúde, sem deixar a dieta de lado. Em linhas gerais, quanto maior a base da pirâmide, mais alimentos daquele grupo podem ser consumidos. À medida em que ela se estreita, a ingestão dos alimentos passa a ser mais moderada. “É importante saber que a Pirâmide Alimentar serve como um guia para orientar as escolhas do cardápio diário. A melhor maneira de buscar uma dieta saudável é incluir alimentos que realmente façam diferença para o organismo”, explica Pollyanna. Confira o novo modelo proposto pelos estudiosos, mude seus hábitos alimentares e perca peso de forma saúdável.

Exercícios físicos e água

O sucesso da dieta depende de vários fatores. Dentre eles estão a reeducação alimentar, a prática de exercícios físicos e a ingestão de bastante líquido, especialmente água pura. Pesquisadores descobriram que uma simples caminhada de 30 minutos por dia é capaz de reduzir os índices de gordura corporal e melhorar o bem-estar físico das pessoas. Consuma água à vontade e faça exercícios todos os dias, se possível.

Óleos vegetais

No passado, eles eram considerados os vilões do emagrecimento e da saúde. Mas a realidade de hoje é bem diferente. Ricos em ômegas 3, 6 e 9, os óleos vegetais, quando consumidos em pouca quantidade, podem prevenir doenças cardiovasculares e até câncer. As melhores fontes dessas substâncias são o óleo de canola, de milho, de girassol, de amendoim e de linhaça. Consuma na maioria das refeições, mas com moderação.

Cereais

Verdadeiras fontes de energia, os cereais não devem ficar de fora da sua dieta! Eles podem ser encontrados em pães, massas, bolos e bolachas, por exemplo. Mas para não errar na hora da compra, prefira as versões integrais desses produtos, que são ricos em fibras, substâncias responsáveis por equilibrar a taxa de glicose, prevenir o envelhecimento precoce, combater a prisão de ventre, colesterol alto e diabetes. Consuma até 9 porções ao dia.

Frutas

Assim como os vegetais, esses alimentos desempenham um papel fundamental no corpo quando o assunto é saúde. Além disso, eles saciam a fome fora de hora e matam a vontade de comer doce. Sempre que possível, prefira ingerir frutas com casca. Consuma até 4 unidades por dia.

Vegetais

No almoço e no jantar, procure consumir até três tipos diferentes de verdura. Elas são ricas em vitaminas, sais minerais e fibras, susbtâncias essenciais para regularizar o intestino e prevenir diversas doenças. Consuma de 4 a 5 vezes ao dia.

Leguminosas, sementes oleaginosas e legumes

Fontes de vitaminas e fibras, eles colocam o intestino para funcionar, eliminando as toxinas do organismo e os quilinhos a mais. “As gorduras passaram a ter um papel de destaque na dieta, em especial as chamadas saudáveis, como as monoinsaturadas e as poli-insaturadas. A ingestão de castanhas, nozes, amêndoas e linhaça fornece vitaminas e sais minerais ao corpo”, completa a nutricionista. Consuma até 2 vezes ao dia.

Aves, peixes, ovos e frutos do mar

Essenciais para o bom funcionamento do corpo, as proteínas estão associadas ao emagrecimento, pois saciam a fome e fornecem gorduras do bem ao organismo. Consuma até 2 vezes ao dia.

Laticínios

Ricos em proteínas e cálcio, esses alimentos são fundamentais no dia a dia, principalmente para as mulheres, pois seus nutrientes ajudam a prevenir a osteoporose. Consuma de 1 a 2 vezes ao dia.

Açúcar, doces, cereais refinados, alimentos industrializados e refrigerante

Esses alimentos são muito calóricos e pobres em nutrientes. Consuma esporadicamente ou, se preferir, exclua-os de sua pirâmide alimentar.

Manteiga, margarina e carne vermelha

Possuem alto nível de gordura prejudicial ao organismo, além de conter muitas calorias. Consuma esporadicamente.

Texto: Jacque Lopes | Consultoria: Marcella Amar, nutricionista da clínica Spaço Heloísa Rocha, do Rio de Janeiro (RJ); Pollyanna Esteves, nutricionista de São Paulo (SP) e  Sylvia Tosi, nutricionista de Bauru (SP)

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Você sabia que dormir muitas horas ao dia pode ser prejudicial à saúde e também pode contribuir para o ganho de peso? Veja o porquê!

Estilo de vida

A Síndrome do Pensamento Acelerado é um mal que acomete a sociedade moderna e causa consequências profundas na mente e na vida das pessoas

Estilo de vida

O sono é fundamental para o metabolismo funcionar corretamente! Dormir mal ajuda a engordar! Saiba mais sobre o assunto e evite o problema!

Estilo de vida

Em grandes quantidades, o sal é prejudicial principalmente para quem sofre de hipertensão. Saiba o por que isso acontece!

Estilo de vida

Os alimentos probióticos, quando ingeridos da maneira correta, contribuem para o melhor funcionamento do intestino. Saiba mais!

Estilo de vida

Confira receitas de sucos poderosos e coloridos! Delícia, sabor e muitos benefícios para a saúde preparados de forma simples!

Estilo de vida

Em um primeiro instante, é quase intuitivo afirmar que os sucos de caixinha são mais saudáveis que os refrigerantes. Mas será que isso é verdade?

Estilo de vida

Assim como o cansaço pode ser sinal de que alguma coisa não está certa com o organismo, o contrário também pode acontecer. Saiba mais sobre isso!