Negócios em família: como administrar?

Você tem ou deseja ter negócios em família? Fala qual a melhor forma de administrá-los sem prejudicar a relação profissional nem a pessoal!

- FOTO: Istock
mãos segurando canetas e calculadora

FOTO: Istock

Contratar amigos e parentes pode ser muito prazeroso e contribui para um bom clima no ambiente de trabalho. Entretanto, essa relação pede cuidado: as normas dentro da empresa devem ser claras, ninguém pode ser privilegiado e é preciso ter desenvoltura para lidar com as situações delicadas. Você está preparada para dar as cartas dentro e fora de casa? Consegue receber ordens do marido, da irmã, da amiga, sem problemas? Saiba como agir quando se trata de negócios em família.

Nada de constrangimentos

Não contrate quem você não pode demitir. Esse é o mandamento número um para quem não quer ter desentendimentos com pessoas próximas no ambiente profissional. Imagine que uma grande amiga faz parte de sua equipe e cometeu uma falha. Você terá firmeza para repreendê-la? Ficará intimidada se precisar cortá-la do quadro de funcionários? Tudo isso precisa ser pensado antes de empregar alguém por camaradagem. “Apenas se as regras forem bem claras e ambas as partes agirem com profissionalismo, pode dar certo”, recomenda o consultor e palestrante Roberto Barretto.

Não confunda

O mesmo vale para quem está do outro lado: se você recebeu uma proposta de um familiar ou amigo, reflita se será capaz de se subordinar e separar a relação profissional da vida pessoal. “Caso contrário, ambas as partes podem ser seriamente prejudicadas”, comenta o especialista. Seja honesta consigo e respeite seus limites. No relacionamento entre chefes e empregados costuma haver altos e baixos, por isso, cabe a você identificar se será capaz de deixar, da porta de casa para fora, a bronca que levou no trabalho.

Parceria de sucesso

É uma missão difícil, mas não impossível! Acredite, trabalhar com familiares e amigos também tem vantagens. “Nos dias atuais, é  comum as pessoas trabalhar em dez ou até mesmo 12 horas por dia. Por isso, quando o relacionamento no trabalho com pessoas próximas dá certo, é muito prazeroso, visto que ficamos mais tempo perto das pessoas que gostamos”, ressalta Roberto. O consultor é um exemplo de que é possível construir um negócio sólido com a ajuda de parentes: fundador de um centro de idiomas, ele divide a sociedade com sua irmã e conta com a ajuda da mãe e da esposa na equipe. A fórmula para uma união bem sucedida não existe, mas se tiver em mente esta dica, seu negócio de família pode prosperar: “a transparência das normas permite que o relacionamento com a equipe seja excelente”, sugere. Por isso, seja fiel a tudo que é estabelecido e não faça distinção entre os funcionários.

LEIA MAIS:

Texto: Tatiana Santos e Alessandra Morgado/Colaboradora

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência