Como respeitar os limites e necessidades do seu corpo na hora da dieta?

Nem sempre é possível cumprir com todas as exigências necessárias ao corpo na hora da dieta, porém, algumas mudanças de hábito podem tornar isso possível!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/09/2016 às 19:20
Atualizado às 11:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Estar em dia com a saúde e manter o peso ideal são metas de muitas pessoas e, para alcançá-las, um dos passos mais importantes é a alimentação. Alimentar-se bem é fundamental para o bom funcionamento do organismo e uma das principais formas de respeitar as necessidades do seu corpo. Para que isso aconteça, é necessário variar os grupos alimentares que consumimos no dia a dia, para que nossos órgãos recebam todos os nutrientes dos quais necessitam e operem de maneira eficiente, o que é crucial para o seu corpo na hora da dieta. Apesar da rotina tornar mais difícil o preparo de diferentes alimentos para refeições, com pequenas atitudes práticas e fáceis já podemos oferecer ao nosso corpo tudo o que ele precisa. Para isso, a nutricionista Lara Natacci dá 5 dicas de  atitudes simples que são benéficas ao organismo:

Garfo fincado em uma fita métrica

Foto: iStock.com/Getty Images

Hidratação

A água é a maior aliada do corpo na hora da dieta e a melhor opção para manter-se sempre hidratado e deve representar pelo menos metade de todos os líquidos que ingerimos durante o dia, porém, é possível variar o tipo de bebida. Sucos naturais, chás e vitaminas com frutas ou bebidas à base de soja são outras opções que tornam o cardápio nutritivo e atrativo, já que quebram a rotina e fornecem outros nutrientes importantes para o organismo.

Respeite suas vontades

Quando excluímos algum tipo de alimento muitas vezes aumentamos a vontade de consumi-lo e reduzimos a oferta de alguns nutrientes importantes para o bem estar do corpo. Uma boa opção é consumir ou buscar outras opções que sejam similares. Em alguns casos, e com a orientação de um profissional especializado, as opções light podem ajudar quem quer manter o peso.

Não restrinja nada por conta própria

Este hábito pode influenciar a oferta de nutrientes, deixar a alimentação desequilibrada e prejudicar o corpo na hora da dieta. Dentro de uma alimentação equilibrada, todos os alimentos são bem-vindos, então, ao invés de restringir, vale ampliar e experimentar alimentos novos, para aumentar a variedade das refeições. E caso seja necessário restringir um alimento, o acompanhamento e orientação de um nutricionista são fundamentais!

Não pule refeições

Quando ficamos muito tempo sem comer, nosso corpo tende a poupar mais energia e isso prejudica a manutenção de um peso adequado. Sem contar que a fome na próxima refeição pode ficar incontrolável! Leve frutas e outros pequenos lanches sempre consigo para garantir que se alimente a cada 3h.

Variedade

Organize as refeições da semana combinando diferentes alimentos, inclusive inclua aqueles que você não costuma consumir, por exemplo, para as proteínas podemos variar entre as de origem animal e vegetal. Dentre estas ultimas, deve-se dar preferência para às de alta qualidade, como a presente na soja, por exemplo. Montar um prato colorido é fornecer mais variedade para o corpo a fim de garantir a quantidade ideal de nutrientes, como vitaminas, minerais e proteínas.

LEIA TAMBÉM

Texto: Mariana Siqueira/Colaboradora | Consultoria: Lara Natacci, nutricionista do DietNet

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.