Não deixe a ansiedade atrapalhar sua produtividade: confira 9 dicas!

A Alto Astral separou 9 dicas para não deixar a ansiedade atrapalhar sua produtividade. Veja os efeitos do quadro e como os pequenos hábitos podem ajudar!

None
Foto: creativeart/Freepik

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/03/2017 às 09:43
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O impacto da ansiedade vai além da dificuldade de concentração e produção, chegando em quadros físicos. Pesquisadores da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, descobriram uma ligação entre a ansiedade e as dores crônicas. No estudo, os cientistas relataram o aumento da liberação de uma substância em quadros ansiosos e em casos de dores neuropáticas. O composto se chama polipeptídeo ativador da adenilato-ciclase pituitária (PACAP), e seu trajeto no sistema nervoso foi acompanhado pelos responsáveis da pesquisa.

Eles conseguiram identificar onde o estresse e os caminhos da dor se cruzavam, evidenciando que a ansiedade pode exercer papel nas dores crônicas – que dificultam e até impossibilitam a realização de determinadas tarefas. Dê um tempo Estar moderadamente ansioso com uma viagem, prova ou reunião importante pode ser positivo, porque somos impulsionados a buscar formas de tornar a experiência a melhor possível. Contudo, quando os níveis de ansiedade se tornam muito intensos, reflexos negativos no desempenho tendem a aparecer.

homem sentado no escritório e várias tarefas para fazer em sua volta, o homem está com as mãos na cabeça demonstrando desespero

Foto: creativeart/Freepik

A emoção exerce papel em nossas funções físicas, que, se sobrecarregadas, podem levar a distração, paralisia e descontrole. Por essa razão, é essencial realizar pausas e deixar que seu cérebro se desconecte das preocupações persistentes por alguns minutos. “Uma regra de ouro é ter pausas de regeneração durante o dia. A cada duas horas, fazer pequenas pausas (5 a 10 minutos) para tomar um café, ler uma página de um livro que te inspira, fazer uma breve meditação ou ouvir uma música que te agrada. Pequenos hábitos deixam o dia mais produtivo, reduzindo o estresse e o cansaço mental e físico”, explica Soraia Schutel, especialista em educação corporativa e desenvolvimento de lideranças.

Dicas rápidas

Para não deixar que a ansiedade prejudique seu cotidiano, o neuropsicólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Thiago Gomes, separou alguns passos que irão ajudar:

1. Organize-se no tempo!

2. Planeje a sua rotina.

3. Respeite os intervalos de descanso.

4. Não tente agradar a todos apenas os trate com respeito e educação.

5. Tenha momentos de relaxamento e descontração com amigos e com a família.

6. Pratique atividade física.

7. Tenha uma alimentação saudável.

8. Seja justo ao se autoavaliar. Respeite as suas limitações.

9. Observe a resposta do seu corpo em cada situação. Mude o seu estado emocional por meio da melhor respiração.

LEIA TAMBÉM

Texto: Angelo Matilha Cherubini

Consultorias: Thiago Gomes, neuropsicólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Soraia Schutel, CEO da Sonata Brasil, empresa de educação corporativa especializada em desenvolvimento de lideranças.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.