Connect with us

O que você está procurando?

Você percebe que as crianças estão crescendo quando elas engatam em um namoro na adolescência. Saiba qual é a melhor maneira de lidar com isso
- Foto: reprodução/ Shutterstock

Namoro adolescente: como orientar o filho(a) para o primeiro namoro?

Você percebe que as crianças estão crescendo quando elas engatam em um namoro na adolescência. Saiba qual é a melhor maneira de lidar com isso

O primeiro affair do filho ou da filha é mais sério do que muitos pais pensam, pois é o primeiro namoro na adolescência. Por isso, é importante ficar com o olhar atento e passar todas as orientações necessárias para que eles próprios se protejam e se sintam preparados para se relacionar. Mas o dilema é: como conversar com eles e impor certos limites sem desencadear uma discussão ou ser autoritário demais?

A terapeuta Dirce Katayama confessa que não é nada fácil deixar o cérebro adolescente satisfeito. “Nessa fase, os pais devem passar o conhecimento e sabedoria por meio de diálogos, orientações e de ‘nãos’ também, pois eles ainda não são adultos”, complementa. O objetivo é fazer o filho compreender quais são os riscos e as consequências de atos não pensados anteriormente.

Para não cometer erros graves com o seu filho, fique ligada na hora de dar liberdade. É preciso dar um espaço ao adolescente para que ele tome suas decisões e, ao mesmo tempo, é indispensável conversar sobre as preocupações com o namoro como:

Tudo isso é muito novo para o adolescente. Não é só o corpo, mas também impulsos e desejos inéditos que surgem no namoro na adolescência. A terapeuta também menciona que namorar na casa da família pode ser mais seguro do que em outros lugares. Dessa forma, os pais precisam estar abertos para receber os jovens e poder supervisioná-los sem pressionar ou invadir demais a privacidade deles.

Lembre-se de que não existe uma escola onde nos ensinam como ser pais. E isso é fantástico, pois pais e filhos mutuamente aprendem um com o outro. Nesse sentido, eles são como nossos mestres vivos, nos sentimos obrigados a evoluirmos para a felicidade deles e da família”, aponta Dirce.

Para que a conversa aconteça mais naturalmente, os pais devem ter um relacionamento de diálogo aberto desde sempre com os filhos, mesmo antes do primeiro namoro. “Se uma comunicação saudável foi construída e mantida desde a infância não há perguntas que os pais não possam fazer”, afirma a terapeuta. Se já existir uma abertura, não haverá problemas para abordar o adolescente. Mas, se os pais forem distantes, a situação pode ficar mais difícil. Dirce menciona que talvez eles queiram resguardar assuntos sobre os seus sentimentos e isso deve ser respeitado. Porém, saiba que nunca é tarde para se aproximar. Comece pelas bordas!

LEIA TAMBÉM:

Consultoria
Dirce Katayama, terapeuta/Núcleo Ser

 

Advertisement

Estilo de vida

Confira algumas receitas termogênicas preparadas com ingredientes capazes de elevar levemente a temperatura corporal e, com isso, queimar calorias!

Estilo de vida

Os ingredientes se apresentam como grandes aliados na hora de perder peso em suas diversas formas. Aposte você também na água saborizada!

Estilo de vida

Sholom Ber Solomon é pai de Zoe, uma garotinha de nove meses. Juntos, os dois recriaram fotos divertidas e muito inusitadas! Vem conferir:

Receitas

Aquele salgadinho crocante e sequinho que amamos nem sempre é fácil de fazer. Mas sabendo os segredinhos e as dicas certas, tudo fica mais fácil! Confira!

Estilo de vida

Um estudo americano indicou que irmãos mais velhos tem maios tendência a desenvolverem Q.I mais alto do que os caçulas. Será verdade? Vem entender!

Estilo de vida

Desejos estranhos, surto de estrias, pés inchados, cabelos mais bonitos... Mudanças na gravidez são normais. Veja como elas se manifestam no corpo da mulher

Estilo de vida

Fazer um ensaio do bebê em casa é uma ótima maneira de registrar os pequenos em situações do dia a dia com um toque especial. Saiba como fazer ótimas fotos!

Estilo de vida

Pesquisas do IBGE indicam que as mulheres estão demorando mais para engravidar. Saiba mais sobre os riscos e benefícios da gravidez tardia