Música ajuda no desenvolvimento das crianças

A música traz diversos benefícios ao ser humano, dentre eles está o melhor desenvolvimento infantil. Saiba como as melodias ajudam nesse processo

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 31/01/2017 às 08:44
Atualizado às 15:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A infância é o período em que se aprende grande parte das coisas que são levadas para a vida. Cientistas relatam que a estimulação que bebês e crianças pequenas recebem determina quais circuitos cerebrais serão ligados entre si. Quando uma conexão é usada repetidamente nos primeiros anos, ela se torna permanente e isto influencia no desenvolvimento intelectual e afetivo da criança. As experiências com música na fase infantil possuem grande importância para o desenvolvimento de habilidades em diversas áreas.

menina loira tocando musica violao

FOTO: Shutterstock.com

“Por meio da música, as crianças aprendem a conhecer a si próprias, aos outros e à vida e são mais capazes de desenvolver e sustentar a sua imaginação e criatividade”, explica a cantora e professora de musicalização Fabiana Godoy.

Música na gestação

O desenvolvimento cognitivo, social e emocional de uma pessoa começa a partir do útero e se dá por meio das sinapses, conexões que os neurônios fazem entre si.

Embora várias partes do cérebro se desenvolvam em velocidades diferentes, estudos mostram que o período de produção máxima das sinapses começa ainda no útero e segue até os três anos de idade.

Por volta do quinto mês de gestação os bebês já possuem o aparelho auditivo desenvolvido e, ao estimular seus órgãos, a atividade cerebral é aumentada. É por isso que, nesta fase, segundo Fabiana, os pais e mães podem – e devem – oferecer ao bebê contato com músicas, proporcionando um ambiente musical de qualidade na rotina das crianças. “O cérebro do bebê floresce com os estímulos de seu meio ambiente”, destaca a profissional.

LEIA TAMBÉM

Texto: Jéssica Pirazza/Colaboradora – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Entrevista: Augusto Biason/Colaborador – Consultoria: Fabiana Godoy, cantora e professora de musicalização para bebês no Projeto Ninho Musical

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.