Connect with us

O que você está procurando?

Marco da arquitetura carioca, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro reúne mais de 11 mil obras de artistas renomados de todo o mundo.
- Foto: Wikimedia Commons

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é um convite à beleza

Marco da arquitetura carioca, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro reúne mais de 11 mil obras de artistas renomados de todo o mundo.

Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) só ganhou seu atual prédio em 1954, projetado por Affonso Eduardo Reidy, com jardins de Roberto Burle Marx. O acervo do museu foi montado com doações de empresários e artistas, com obras de renome como as de Pablo Picasso, Salvador Dalí e Miró, entre outros. Mas um incêndio em 1978 destruiu quase todas as riquezas. Foi preciso tempo e fôlego para uma total recuperação.

Hoje, cerca de 11 mil obras estão à disposição dos visitantes. É preciso um dia inteiro para olhá-las com calma. Entre os destaques estão Henry Moore, Alberto Giacometti, Bourdelle, além de brasileiros consagrados como Di Cavalcanti e Helio Oiticica. No espaço também funciona uma cinemateca e, esporadicamente, a área externa ganha vida com atividades educativas. Inúmeras exposições temporárias atraem turistas, como a de Vik Muniz, um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros da atualidade.

Para 2011 já estão programados a exposição TerceiraMetade, que reúne trabalhos de Tatiana Blass (Brasil), Manuel Caeiro (Portugal) e Yonamine (Angola) dialogando entre si e Flávio deCarvalho Desveste a Moda da Cabeça aos Pés, que propõe um passeio pela moda brasileira dos últimos 30 anos.

O MAM tem rampas de acesso e banheiros adaptados para pessoas portadoras de deficiência, além de duas cadeiras de rodas disponíveis. E para quem adora comprar objetos que são verdadeiras obras de arte, um programa imperdível é conhecer a charmosa e descolada loja Novo Desenho (www.novodesenho.com. br). É de enlouquecer!

Foto: Wikimedia Commons

Como chegar ao Museu de Arte Moderna

O MAM fica na av. Infante Dom Henrique 85, no Parque do Flamengo. Para chegar até lá, desça na estação Cinelândia do metrô ou siga pelo ônibus saindo da zona sul: linhas 472, 438 e 154. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, do meio-dia às 18h. Sábados, domingos e feriados, do meio-dia às 19h. A entrada custa R$ 8,00. Idosos e estudantes acima de 12 anos pagam R$ 4,00. Grátis para crianças de até 12 anos.

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

A cinelândia e o marco da cultura de um Rio de Janeiro que se urbanizava em meados do século XX. Hoje, guarda o charme e a elegância de sua arquitetura.

Estilo de vida

Se engana quem pensa que a neve e o frio são os únicos climas a se descobrir na Europa. O verão europeu conquista os turistas com suas praias paradisíacas.

Estilo de vida

Antiga e moderna, liberal e conservadora, um dos mais importantes centros econômicos e culturais do mundo. São muitas as formas de definir Amsterdã.

Estilo de vida

Barcelona é a segunda maior cidade da Espanha e seu mais importante centro turístico. Confira as atrações imperdíveis da capital da região catalã.

Estilo de vida

As escalas em outros países são comuns durante viagens aos Estados Unidos. Confira aqui algumas opções do que conhecer durante essas paradas.

Estilo de vida

Neve, diversão e paisagens incríveis garantem momentos inesquecíveis para quem escolhe Santiago, capital do Chile, e seus arredores para passar as férias

Geral

O quarto para gêmeos foi projetado pelas arquitetas Camila Benegas e Paula Motta, que levaram conforto e funcionalidade ao ambiente pequeno

Geral

A decoração vibrante e ao mesmo tempo clássica tem tudo a ver com a personalidade do casal, que preza pela praticidade no cômodo