ESTILO DE VIDA

Musculação ajuda a emagrecer, sim! Confira 6 benefícios da prática

Você sabia que musculação também ajuda a emagrecer? Além disso, define todo o corpo. Veja 6 benefícios dessa prática e aposte já!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/08/2016 às 19:37
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os treinos aeróbicos são os preferidos de quem deseja emagrecer, pois queimam muitas calorias. Mas você sabia que a musculação também pode ajudar nesse processo? E ela ainda tem um bônus: se seguida corretamente e aliada a alimentação saudável, além de ajudar a perder peso, ela define todo o corpo. Veja 6 benefícios dessa prática e aposte já!

mulher levantando peso

Foto Shutterstock.com

Melhora a saúde cardiovascular

Desde que seja feito em circuito, isto é, alternando diferentes aparelhos e sem descanso entre as repetições. “Com a melhora do sistema cardiovascular, o sistema respiratório também é beneficiado, pois favorece a capacidade de absorção do oxigênio, as trocas gasosas, a eficiência da frequência respiratória, da ventilação pulmonar e de todo o sistema respiratório”, afirma Fabiana Gonçalves, coordenadora da academia Rio Sport Center de Belo Horizonte (MG).

Queima gorduras

Isso ocorre porque quando há aumento de massa magra o metabolismo fica mais ativo, o que ajuda a eliminar os pneuzinhos mesmo em repouso.

Ajuda a fortalecer as articulações

Quem sofre de dores articulares pode e deve fazer musculação. No entanto, a prática só é permitida com a supervisão de um profissional da área, respeitando as limitações de cada indivíduo para não haver mais complicações.

Saiba mais:

Massa magra: o que é e dicas para aumentar a sua

Exercício físico estimula seu cérebro!

Saiba o que comer antes e depois da academia

Combate a flacidez

“A prática de hipertrofia aumenta o tamanho do músculo, enrijecendo a região considerada flácida. Também há um gasto calórico, o que ajuda a queimar gordura”, completa Carlos Klein, personal trainer.

Diminui a glicose sanguíneo e o colesterol ruim

A atividade diminui a gordura corporal, reduzindo também o aumento do colesterol ruim. Além disso, o exercício gera uma demanda energética que é suprida pela glicose presente no músculo. “Para repor esse estoque, o organismo procura glicose no sangue, ajudando a baixá-la”, explica Carlos.

Consultoria Fabiana Gonçalves, coordenadora da academia Rio Sport Center de Belo Horizonte (MG); Carlos Klein, personal trainer