ESTILO DE VIDA

Musculação e crossfit: os benefícios dos exercícios para a saúde

Musculação e crossfit são exercícios que ajudam a emagrecer e ainda oferecem resultados positivos para a mente e para a saúde no geral! Saiba mais

None
Foto: Reprodução/Pixabay

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/01/2017 às 09:30
Atualizado às 20:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Todo mundo sabe que, para emagrecer, é preciso gastar mais calorias do que as ingeridas. Por isso, além de uma dieta equilibrada, exercícios físicos são indicados em 100% das vezes para quem quer perder peso. Mas os resultados positivos que eles oferecem ao corpo vão muito além. Exercitar-se aumenta a capacidade de realizar tarefas diárias (como caminhar e levantar pesos) e diminui a incidência de patologias como diabetes, obesidade e hipertensão. Já os efeitos psicológicos que o esporte proporciona também são significativos. Confira os diversos benefícios para quem faz musculação e crossfit:

Musculação: combate o estresse

A primeira imagem que vem à cabeça quando se fala em musculação e crossfit é de pessoas altamente definidas e com o corpo bem forte. Mas isso é só um esteriótipo. Na verdade, a maioria dos frequentadores de academia malham mais para manter a saúde em dia do que cultivar músculos.

musculacao e crossfit exercicios

Foto: Reprodução/Pixabay

Fortalecimento extra

Para o corpo, a musculação aumenta a massa muscular e melhora o condicionamento físico. “Pesquisas recentes demonstram que as atividades recreativas em geral, como é o caso da musculação, proporcionam diminuição do estresse e da probabilidade de adquirir doenças cardiovasculares. Isso se deve basicamente ao maior relaxamento físico e mental e à melhora do humor”, comenta Fábio Cardoso, especialista em medicina do esporte.

Crossfit turbina sua autoestima

O crossfit pode ser realizado por qualquer pessoa, já que seu programa é universal e pode ser adaptado facilmente à realidade do aluno. “Isso é independente de idade ou nível físico, gerando uma maior otimização de todas as capacidades, sendo elas: resistências cardiorrespiratória e muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão”, afirma Daniel Tavares, educador físico e personal trainer.

De acordo com o profissional, os movimentos utilizados são típicos da ginástica olímpica e do levantamento de peso, ao lado de atividades como correr, pular corda, nadar e remar. Não existe rotina durante as aulas e, a cada dia, uma atividade diferente é feita. Os treinos têm duração de 1 hora e, como em qualquer modalidade, é preciso que o aluno passe por uma avaliação médica antes de praticar.

musculação e crossfit exercícios

Musculação e crossfit são aliados da perda de peso, da saúde psicológica e ajudam a prevenir doenças! (Foto: CrossFit Huntsville via Visual Hunt)

Benefícios comprovados

Durante os treinos, os alunos são incentivados a superarem seus próprios limites físicos e psicológicos, ajudando na autoconfiança e autoestima. Quanto maior a intensidade dos treinos, mais rápido virão os resultados que, aliados a uma alimentação saudável, ajudam no emagrecimento e definição corporal. Quando os exercícios são realizados em alta intensidade, há uma perda média de 1.000 calorias por aula.

LEIA TAMBÉM

Texto: Júlia Prado | Edição: Érika Alfaro | Consultorias: Daniel Tavares, educador físico e personal trainer; Fábio Cardoso, especialista em medicina do esporte