Mulher: cada fase da vida merece uma atenção especial!

Em cada fase da vida a mulher passa por transformações físicas e emocionais diferentes. Confira algumas dicas para cada situação e para cada fase!

None
Foto shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/11/2016 às 13:27
Atualizado às 12:39

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Desde que a mulher nasce, passa por profundas transformações físicas e emocionais. Cada fase possui necessidades específicas. Por isso, aprender a ouvir o próprio corpo e adotar hábitos saudáveis é que farão a diferença para viver mais e melhor”, comenta o ginecologista e nutrólogo José Alexandre Portinho. Cuidar tanto do corpo quanto da mente é fundamental para encarar as tarefas e responsabilidades da mulher moderna. Confira quais os cuidados necessários em cada fase da vida.

menina conversando com a mãe

Foto: Shutterstock.com

Dos 12 aos 18 ANOS

A adolescência começa entre 10 e 12 anos e termina por volta dos 18. É um período cheio de transformações e, por isso, causa muitas dúvidas. “É quando ocorre o despertar da sexualidade e a menina começa a se transformar em mulher”, destaca a ginecologista Mara Diegoli. É nessa época que ocorre a primeira menstruação, chamada de menarca. A menstruação dura, em média, de 3 a 5 dias, porém nos primeiros meses pode ser irregular e causar cólicas. Por isso, é importante consultar um ginecologista logo após a menarca e sempre que houver algum desconforto.

Dos 20 aos 30 anos

Muitas mulheres iniciam a vida sexual depois dos 18 anos. Consultar um ginecologista de confiança e escolher o melhor método contraceptivo vai reduzir o risco de uma gravidez indesejada e de contrair uma DST (doença sexualmente transmissível). Exercícios físicos e alimentação equilibrada servem tanto para perder peso como para manter a saúde. O quanto antes a mulher adquirir hábitos saudáveis, melhor. “É também a época de começar a prevenir a osteoporose, tomando, pelo menos, 10 minutos de sol por dia”, indica José Alexandre Portinho.

Dos 35 aos 45 anos

“A prática de exercícios físicos pode dar chance à mulher, nessa faixa etária, de não desenvolver doenças como diabetes, pressão e colesterol altos”, explica o ginecologista. Após os 40 anos, o envelhecimento fica mais nítido na aparência e a disposição cai. Porém, os hábitos de vida saudáveis são capazes de prevenir doenças e amenizar o envelhecimento precoce e a falta de energia. “Beba muito líquido para facilitar a drenagem das toxinas que podem se transformar nas indesejáveis celulites”, indica Portinho. Nessa época, é importante fazer exames que detectam a osteoporose e a mamografia.

mulher experiente

Foto Istock.com/getty images

Dos 50 aos 70 anos

Nessa etapa da vida, o ginecologista José Alexandre Portinho recomenda redobrar os cuidados com a pele, consultando um dermatologista e usando sempre um protetor solar. Cremes esfoliantes e hidratantes ajudam a reduzir os efeitos da idade. Exercícios físicos e alimentação equilibrada continuam sendo requisitos básicos para manter a saúde. Consulte um médico para saber qual o melhor programa de exercícios para sua capacidade física. Após os 60 anos, é importante ficar atenta aos sinais de estresse e depressão, pois podem ser princípio de doenças mais graves, como o Alzheimer. Beber bastante líquido e consumir alimentos ricos em fibras auxilia no bom funcionamento do intestino, que tende a ficar mais preguiçoso nessa fase.

Leia também:

Consultoria  José Alexandre Portinho, ginecologista e nutrólogo; Mara Diegoli, ginecologista