ESTILO DE VIDA

Mulheres: confira algumas doenças comuns para elas!

As mulheres sofrem com algumas doenças específicas, que não afetam os homens. Confira alguns exemplos com sintomas e tratamento!

None
Foto Istock,com/getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/11/2016 às 13:32
Atualizado às 12:40

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Existem algumas doenças afetam somente ou mais as mulheres. Confira 5 exemplos!

mulher trabalhando

Foto: Istock.com/Getty Images

Miomas

São tumores benignos que aparecem nos aparelhos genitais de mulheres na idade reprodutiva.

Sintomas: irregularidade menstrual, dores ou pressões abdominais.

Tratamento: é necessário fazer um acompanhamento médico da paciente e tomar remédios que vão controlar o tamanho do mioma. Em alguns casos, há necessidade de cirurgia.

Hirsutismo:

É o crescimento de pelos em regiões tipicamente masculinas, como o tórax, a região lombar, o abdome, o braço e as coxas.

Sintomas: acne, seborreia, irregularidade menstrual e perda de cabelo.

Tratamento: são receitados medicamentos que inibem os hormônios masculinos, responsáveis pela doença, diminuindo sua ação no organismo. Para eliminar os pelos, métodos como depilação com cera ou laser são os mais indicados neste caso.

Ovários policísticos

O ovário possui naturalmente uma bolsa, chamada de cisto, responsável pela liberação do óvulo. Algumas mulheres possuem muitos cistos que, quando não liberam o óvulo, causam esse problema.

Sintomas: hirsutismo (excesso de pelos), acne, queda de cabelo, irregularidade menstrual, obesidade e infertilidade. O problema ainda pode provocar doenças como diabetes, doenças cardiovasculares e até câncer.

Tratamento: se a mulher não pretende engravidar, o anticoncepcional pode ser um bom tratamento. Mas é possível usar remédios que induzem a ovulação ou realizar intervenções cirúrgicas.

Cistos

São formados pelos ovários e pelas trompas. Estão ligados com a ovulação e podem desaparecer naturalmente ou entrar em processo de crescimento.

Sintomas: dores abdominais, principalmente durante o período menstrual.

Tratamento: geralmente, os cistos desaparecem naturalmente. E apesar de não causarem grandes males, precisam de um acompanhamento médico para que não cresçam demais.

Leia também:

Menopausa

Fase na qual a mulher passa a apresentar pequenas alterações no período menstrual, como ciclos curtos ou longos, fluxo em excesso ou escasso, ausência de menstruação ou mais de um ciclo por mês.

Sintomas: ondas de calor, suor excessivo durante a noite, cansaço, irritabilidade, nervosismo, ansiedade, perda de concentração e memória.

Tratamento: existem diversas formas de diminuir os sintomas: ingestão de hormônios, adesivos colados no corpo que liberam hormônios gradativamente, gel para a pele, cremes vaginais e implantes de hormônios, entre outros.