Por que é mais fácil que mulheres desenvolvam alguma deficiência visual?

Você já ouviu falar que elas possuem maiores chances de terem alguma deficiência visual do que eles? Então, confira o que especialistas dizem sobre isso!

None
A close up of a woman's blue eye

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/03/2017 às 13:09
Atualizado às 13:34

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres
Segundo relatório divulgado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, as mulheres, de todas as idades e em qualquer lugar do mundo, possuem  riscos maiores de desenvolver deficiência visual do que os homens. A melhor prevenção é o acompanhamento oftalmológico. Só assim para evitar problemas futuros. As estatísticas mostram que dois terços dos cegos do mundo são mulheres e entre as causas estão: maior expectativa de vida e baixo acesso aos serviços de saúde em regiões mais pobres. Saiba mais!

mulher

As mulheres possuem chances maiores de desenvolverem algum tipo de doença ocular Foto: Istock.com/Getty images

Olhos em perigo

“Além da deficiência visual, biologicamente, as mulheres também possuem maiores chance de desenvolver doenças oculares. A catarata, por exemplo, é uma patologia oftalmológica com maior incidência entre elas e acreditam que o motivo principal seja por questões hormonais”, explica Patrícia Moitinho, médica referência em Plástica Ocular e Vias Lacrimais do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB).

Além desses fatores, os hormônios também podem influenciar. Alias, são alterações hormonais responsáveis pela Síndrome do Olho Seco (diminuição das lágrimas, vermelhidão e sensação de areia nos olhos). “Muitos acreditam que elas são mais suscetíveis a este problema em razão das variações hormonais que ocorrem após a menopausa e desequilíbrio do hormônio estrógeno. Por isso, acompanhamento oftalmológico, especialmente após os 40 anos, é fundamental para prevenir problemas futuros”, orienta Patrícia.

mulher se maquiando

É importante tomar cuidados com os produtos que são usados no olhos Foto: Istock.com/Getty images

De olho na maquiagem

O cuidado com a maquiagem também é importante. “Atenção dobrada com os cílios postiços”, alerta a especialista. “Esses acessórios podem provocar irritações nos olhos, alergia, infecções e até reduzir a visão. Para evitar danos, é preciso saber a origem, validade e a cola utilizada na fixação dos cílios. Ela é um produto químico que pode gerar alergia e irritação. Se cair dentro do olho pode ainda desencadear uma queimadura química, ocasionando uma ceratite, inflamação da córnea que pode levar o indivíduo a diminuir sua capacidade visual”, conclui a médica.

Fonte: Hospital Oftalmológico de Brasília

Leia também: 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.