5 mudanças durante a gravidez que afetam o corpo da mulher

Algumas mudanças durante a gravidez que afetam o corpo podem comprometer o bem-estar das gestantes e gerar sintomas desagradáveis. Confira!

None
A gestação é um momento de muita alegria, mas, às vezes, causa algumas mudanças significativas no corpo. FOTO Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/09/2017 às 13:05
Atualizado às 12:05

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Um dos momentos mais lindos da vida de uma mulher são os nove meses em que ela abriga em seu útero uma nova vida. A emoção de virar mãe traz a cada dia, cada semana, cada mês um sentimento diferente. Contudo, nem sempre de alegrias vive uma gestante: o período pode ser bem incômodo, pois o corpo da mulher passa por diversas alterações para acomodar e cuidar do novo ser. Então, listamos cinco mudanças durante a gravidez que afetam o corpo da mulher! Confira!

Pele

90% das gestantes desenvolvem manchas pelo corpo, consequência do hormônio melanotrófico, que age nas células da pigmentação e acelera a síntese de melanina. “É importante ressaltar que as manchas somem, normalmente, em até um ano após o parto, mais frequentemente naquelas que usaram protetor solar na gravidez”, tranquilizam as enfermeiras Natalia Modica e Luciana Santos. Em contrapartida a oleosidade diminui e a acne desaparece.

Útero

Nesse caso, os números impressionam mesmo: o volume do órgão passa de 90cm3 para 1.000cm3 perto do parto, aumentando em cerca de 20 vezes seu peso original. A quantidade de tecido também se multiplica, deixando a região “bem molinha” para acomodar o embrião.

Algumas mudanças durante a gravidez podem ser desconfortáveis e afetar o bem-estar das mulheres.

Algumas mudanças durante a gravidez podem ser desconfortáveis e afetar o bem-estar das mulheres. FOTO Shutterstock

Sistema excretor

A bexiga está comprimida,o que explica por que as grávidas fazem “xixi” com maior frequência. Além disso, os rins filtram um volume maior de sangue, o que resulta em uma maior produção de urina.

Coluna 

Para sustentar o peso extra, o eixo de equilíbrio se desloca e as grávidas mudam a postura naturalmente. A partir do terceiro trimestre, há uma acentuação da lordose, os ombros são jogados para trás e as pernas ficam mais afastadas. Essas são algumas mudanças durante a gravidez que podem comprometer o bem-estar da futura mamãe.

Dores nas costas, vontade constante de fazer xixi e náuseas frequentes são alguns dos incômodos que surgem na gravidez.

Dores nas costas, vontade constante de fazer xixi e náuseas frequentes são alguns dos incômodos que surgem na gravidez. FOTO Shutterstock

Sistema digestivo 

A retenção hídrica atrasa a passagem do alimento por esse aparelho, levando à prisão de ventre.  “As paredes do intestino, estômago e bexiga amolecem por causa da progesterona. Isso favorece o acúmulo de líquidos nos tecidos do estômago e a pressão do útero sobre o órgão faz com que ele fique comprimido, dificultando a digestão”, explica as profissionais.

Consultoria Natalia Modica e Luciana Santos, enfermeiras da Criogênesis

LEIA TAMBÉM: