ESTILO DE VIDA

Revelado segredo das mudanças do cérebro na adolescência

Pesquisa revela as mudanças principais que ocorrem no cérebro em seu desenvolvimento durante a adolescência - um segredo que a neurociência descobriu só agora

None
Imagem: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/08/2016 às 18:16
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Pesquisa revela as mudanças principais que ocorrem no cérebro em seu desenvolvimento durante a adolescência – era um um segredo que, até então, a neurociência descobriu só agora.

Uma equipe do departamento de psiquiatria da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, identificou as áreas do cérebro que mais se alteram durante a adolescência. A pesquisa realizada envolveu jovens ingleses entre 14 e 24 anos. Com o estudo, descobriu-se que áreas associadas a processos de pensamento complexo e tomadas de decisão as que mais sofrem alterações durante essa fase da vida.

Imagem: Shutterstock Images

Imagem: Shutterstock Images

Cérebro e aeroportos

Além disso, os resultados obtidos pela universidade identificaram uma ligação entre o desenvolvimento do cérebro na adolescência e doenças mentais, como a esquizofrenia. Para facilitar o seu entendimento, imagine o cérebro como se fosse uma malha aérea global, formada por pequenos aeroportos pouco utilizados e grandes centros de conexão, onde há muito tráfego. À medida que o tempo passa, os aeroportos menores vão aumentando e ficando mais movimentados.

Uma estrutura parecida é usada pelo cérebro para coordenar os nossas pensamentos e nossas ações. Só que, durante a adolescência, essa rede de grandes centros é consolidada e fortalecida ao longo do tempo.

Imagem: Divulgação / Universidade de Cambridge

Tomografias realizadas nos voluntários mostram alterações associadas aos processos de pensamento complexo. – Imagem: Divulgação / Universidade de Cambridge

Cérebro, esquizofrenia e doenças mentais

Ao analisar os genes envolvidos no desenvolvimento desses centros no cérebro na adolescência, os pesquisadores descobriram que são bem similares àqueles associados com muitas doenças mentais, incluindo a esquizofrenia.

Essa descoberta corrobora o fato de que muitas enfermidades mentais podem ser desenvolvidas durante a adolescência, segundo afirmou a pesquisadora Kirstie Whitaker, à frente do estudo. Esses novos achados indicam que maus tratos, abusos e negligência podem prejudicar o desenvolvimento de importantes funções cerebrais durante os importantes anos da adolescência. E tudo isso pode contribuir para o surgimento de distúrbios mentais no futuro.

Saiba mais!

Adolescentes também podem ser vítimas do Transtorno Bipolar

Como a maconha afeta o cérebro adolescente?

Texto: Ricardo Piccinato