5 motivos para começar a correr e afastar os problemas!

Você sabia que a corrida proporciona muitos outros benefícios além do emagrecimento? Confira a seguir 5 motivos para começar a correr!

None
A corrida pode trazer muito mais benefícios à saúde do que o emagrecimento. FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/06/2017 às 09:00
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Preguiça, indisposição e mil e uma desculpas para continuar em casa ficarão para trás. As vantagens de correr são tantas que englobam da perda de peso à saúde mental. E o melhor de tudo, de acordo com a cirurgiã Elódia Avila, é o fato desses e de outros benefícios se prolongarem juntamente com a prática do exercício físico. “Com o tempo, há uma maior qualidade de vida. Você percebe que começa a respirar melhor, ser mais ativo e ficar com menos sono durante o dia”, exemplifica. A seguir, veja 5 motivos para começar a correr.

1. Combate doenças

De acordo com Thiago Mestre, educador físico, ao praticar corrida, há o aumento de uma proteína que amplia o número de neurônios no hipocampo. “Também pode-se observar melhora na obstrução de vasos sanguíneos e na captação de glicose, o que diminui o risco de diabetes”, completa.

2. Reduz o estresse

A atividade ajuda a liberar grande quantidade de serotonina e endorfina, hormônios responsáveis pelo alívio do estresse e pela sensação de bem-estar. “Quando aliada a uma boa respiração, a corrida faz com que o praticante ative diversas áreas do cérebro. Por isso, para alguns, correr é motivo de prazer intenso”, explica o educador físico.

Na hora de comprar seu tênis, procure se informar qual é o melhor sapato para o seu tipo de pisada e se ele está suficientemente confortável para você. FOTO: Shutterstock.com

3. Estimula os ossos

Em longo prazo, devido ao impacto dos pés com o solo, os ossos ganham resistência. “É importante ressaltar que utilizar calçados adequados para a prática e fortalecer a musculatura – através da musculação – evitam lesões”, destaca Thiago.

4. Favorece o envelhecimento saudável

Quem corre tem a expectativa de vida prolongada, já que a atividade diminui o risco do surgimento das doenças relacionadas ao sedentarismo, como pressão alta, problemas cardíacos, diabetes e problemas arteriais.

5. Auxilia o funcionamento intestinal

O aumento do metabolismo e do consumo de oxigênio no cérebro garantem um melhor funcionamento do intestino. “Além disso, a corrida faz, por meio dos movimentos peristálticos, que o bolo fecal passe com maior velocidade pelo intestino e seja empurrado mais rapidamente para baixo”, explica Thiago.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Thiago Mestre, educador físico

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.