Connect with us

O que você está procurando?

O distúrbio pode provir de inúmeras causas diferentes como hereditariedade e estresse, conheça cada uma e veja se não está na hora de procurar um médico
- FOTO: iStock e Getty Images

Entenda os motivos que levam alguém a ter enxaqueca

O distúrbio pode provir de inúmeras causas diferentes como hereditariedade e estresse, conheça cada uma e veja se não está na hora de procurar um médico

A enxaqueca é uma dor tão forte que pode fazer com que várias atividades da rotina tenham que ser adiadas ou canceladas. Perder compromissos, não aceitar o convite para participar de algum evento com os amigos ou deixar de comparecer a reuniões familiares são situações que certamente já ocorreram na rotina de quem convive com o distúrbio.

mulher com enxaqueca

Foto: iStock

Mas afinal, quais são as causas da enxaqueca?

“Os fatores desencadeantes de uma crise de enxaqueca, mesmo quando existem, são variáveis. Alterações da rotina de sono, estresse, fatores alimentares, exposição a odores fortes, mudanças de temperatura ou mudanças hormonais relacionadas ao ciclo menstrual podem causar crises em indivíduos suscetíveis por mecanismos ainda não totalmente compreendidos”, conta o neurologista Fabio Sawada Shiba. Ou seja, desde um dia mais estressante que o normal, até deixar de se alimentar com a frequência correta pode fazer com que uma crise seja iniciada e, infelizmente, trazer à tona a forte dor que tanto incomoda e prejudica os seus portadores.

Fator hereditário

Muito se ouve falar sobre a influência da hereditariedade no desencadeamento das crises de enxaqueca. Entretanto, o que se pode afirmar realmente é que os tipos mais incomuns da doença provêm da genética. Em outros casos, demais doenças que também passam de geração para geração podem ter a incômoda dor como um dos seus sintomas. “Alguns tipos mais raros de enxaqueca, como a hemiplégica familar, ou a de transmissão autossômica dominante, são transmitidas geneticamente. Porém, outras doenças neurológicas genéticas podem se apresentar também com crises de enxaqueca”, conta Fabio.Por este motivo é que se reforça a tão importante atitude de investigar a razão do quadro em busca de uma solução adequada para a resolução do problema, o quanto antes.

Hora de se cuidar!

Às vezes, as pessoas que sofrem com a enxaqueca têm um certo receio de procurar por ajuda médica. Pensar que ela será passageira e até mesmo mascarar as dores com analgésicos, que não precisam de receita mé- dica para serem adquiridos, são atitudes que podem agravar o problema se as causas do distúrbio não forem investigadas devidamente. A ajuda de um profissional especializado será importante mesmo quando houver a suspeita de outros motivos para as cefaleias (chamadas de secundárias, nesse caso) ou se as cefaleias primárias chegarem a impedir atividades cotidianas. Esteja alerta ainda quanto ao uso abusivo de de medicamentos analgésicos.

Portanto, quando a dor de cabeça começar de alguma forma a atrapalhar a rotina, é mais do que recomendado a procura por um especialista. Com o direcionamento adequado, será possível descobrir se a enxaqueca provém de algum mau hábito do dia a dia, tal como alimentar-se mal, ou se as dores são o aviso de que alguma coisa não está indo bem no organismo. Mesmo se forem esporádicas, prevenir é sempre a melhor escolha, ainda mais tratando-se de algo tão sério como a saúde.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Fabio Sawada Shiba, neurologista clínico da Fluyr Saudável – Clínica de Combate à Dor

Texto: Paula Santana

Advertisement

Estilo de vida

Segundo pesquisa feita nos Estados Unidos, algumas mães não tem consciência do perigo que é dar para o seu bebê leite materno compartilhado. Confira!

Estilo de vida

O maracujá conta com várias funções: pode colaborar com a dieta, fazendo perder os quilinhos a mais; é saudável e ainda ajuda a manter a calma

Estilo de vida

De acordo com especialistas, exercícios físicos podem ser um grande aliado no combate aos sintomas mais variados presentes durante esse período!

Estilo de vida

As poucas calorias e o alto teor de fibras fazem da berinjela uma aliada e tanto para a saúde! Invista em sucos de berinjela e turbine seu organismo!

Estilo de vida

Repleta de água e potássio, a melancia ajuda a hidratar o corpo, previne câncer e equilibra a pressão arterial! Descubra mais benefícios!

Estilo de vida

Que tal preparar refeições cheias de sabor e liberadas para diabéticos? Confira deliciosas receitas de sobremesas para comer sem preocupação

Estilo de vida

Você já deve ter ouvido dizer que pessoas acima do peso roncam mais do que as que estão no peso ideal. Mas você sabe por que isso acontece? Descubra!

Estilo de vida

Sabia que é possível adicionar outros ingredientes à sua salada? Veja dicas de como compor e deixe-a muito mais saborosa e nutritiva!