5 motivos para começar a fazer pilates agora!

Saiba quais são os benefícios que o pilates pode proporcionar à sua saúde e alguns bons motivos para começar a praticar agora mesmo!

None
Pilates afasta ansiedade, previne dores corporais, entre outros benefícios Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/04/2017 às 12:35
Atualizado às 12:35

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Devido a uma infância marcada por problemas de saúde, como bronquite, asma, raquitismo e febre reumática, e por ser vítima de bullying, o criador do método Joseph Humbertus Pilates  se motivou a buscar um físico mais desenvolvido e uma melhor saúde. Por meio do seu empenho, e de aperfeiçoamento do seu conhecimento em matérias como biologia, fisiologia, ioga e artes marciais, ele foi capaz de criar seus próprios exercícios.

A técnica engloba a crontologia, que nada mais é do que a coordenação completa e harmoniosa entre corpo, mente e espírito. “O pilates é único, e tem por objetivo promover a saúde integral, agindo nos âmbitos físico, mental e espiritual”, destaca a educadora física e instrutora de pilates Suely Tambalo. A seguir, confira alguns benefícios do método.

1. Postura correta

Devido ao uso excessivo de computadores, celulares ou até mesmo por passarem muito tempo em frente à televisão, muitas pessoas desenvolvem uma má postura, causando sérias dores na coluna. A boa notícia é que o pilates pode ajudar na reversão do problema.  “A melhora da postura se dá tanto pelo reconhecimento de padrões inadequados, onde o praticante é levado a reconhecê-los e, posteriormente modificá-los, aprendendo a movimentar-se da forma correta, quanto pelo próprio fortalecimento e alongamento equilibrado da musculatura de todo o corpo”, destaca a educadora física Suely Tambalo.

2. Consciência corporal

Por exigir uma maior concentração, os exercícios faz com que o praticante sinta todas as partes do corpo que estão sendo trabalhadas. “Como se trata de um método com baixo número de repetições de cada exercício, exige-se que o movimento seja realizado com alta qualidade, sem que haja compensações com outros grupos musculares que não estejam envolvidos na ação principal. Isto desenvolve, além da concentração e do controle do próprio corpo, um aumento da consciência corporal e um alívio de tensões”, afirma a educadora física.

pilates

O pilates é uma boa opção de atividade física para todas as idades. Foto: iStock

3. Memória fortalecida

Muita gente não imagina, mas o pilates também auxilia na melhora da memória. “A mente comanda os movimentos do corpo, o que estimula a memória, aumenta os níveis de criatividade, e faz com que as células nervosas do cérebro se diversifiquem e se comuniquem umas com as outras de novas maneiras, estimulando o aprendizado, além de melhorar o foco e a concentração”, explica Suely.

4. Adeus, estresse!

Para quem sofre frequentemente com o problema, tem no pilates um grande aliado. Isso porque o trabalho de uma respiração correta juntamente aos movimentos do pilates exige concentração, dessa forma, durante a execução da técnica é possível adquirir um maior domínio sobre o corpo, podendo ser muito útil para manter o controle durante situações de estresse do dia a dia.

5. De bem com o espelho

Por trabalhar corpo e mente em conjunto, o método pilates ajuda – e muito- na melhora da autoestima. “A progressão segura no método permite que se alcance de forma prazerosa o controle e o aumento das capacidades do próprio corpo, melhorando a qualidade de vida e a performance atlética”, conta Suely.

Benefícios do método

  • Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória.
  • Aumenta o condicionamento físico e mental.
  • Alivia os problemas relacionados ao estresse, diminuindo tensão e fadiga.
  • Aperfeiçoa o desempenho sexual.
  • Propicia um corpo mais firme e flexível, com uma força maior.
  • Amplia a força, a elasticidade muscular e a mobilidade articular.
  • Beneficia a postura eliminando maus hábitos, levando ao correto alinhamento corporal.
  • Fortalece a musculatura abdominal.
  • Fortifica os músculos que sustentam a coluna, eliminando dores crônicas.
  • Mantém a mente alerta.
  • Melhora o estado geral de saúde.
  • Otimiza o desempenho desportivo.
  • Promove uma condição segura para uma melhora no estilo de vida e da autoestima.

Consultoria: Suely Tambalo, educadora física e instrutora de pilates

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.