Connect with us

O que você está procurando?

Há quem jure de pé junto que comer as mais variadas saladas sem molho é um desperdício de sabor. Mas como consumir esse produto sem prejudicar a saúde?
- Foto Divulgação/SupraSoy

Como deixar os molhos para saladas mais saudáveis sem perder o sabor?

Há quem jure de pé junto que comer as mais variadas saladas sem molho é um desperdício de sabor. Mas como consumir esse produto sem prejudicar a saúde?

Há quem jure de pé junto que comer as mais variadas saladas sem molho é um desperdício de sabor, já que é possível fazer inúmeras combinações para sair da mesmice nas suas refeições. Mas é preciso ficar atento aos ingredientes colocados na hora de preparar os molhos que acompanham as saladas, pois muitos deles podem ser altamente calóricos ou pouco saudáveis, caso da maionese. E como substituir esse produto por uma opção que não prejudique tanto o organismo? Descubra a seguir!

 

molho saladas iogurte

Foto Divulgação/SupraSoy

 

Dá-lhe iogurte nas saladas!

Repleto de cálcio, fósforo e muitas vitaminas, o iogurte não deve faltar no cardápio diário. “Recomendo 3 ou 4 copos diários de produtos derivados do leite para crianças, adolescentes, grávidas, lactantes e mulheres na menopausa. Os demais adultos podem tomam 2 ou 3 copos por dia”, indica a nutricionista Juliana Castelli. Assim como o leite, o iogurte fortalece os ossos e melhora a digestão, mas apresenta outras vantagens. “Para virar iogurte, é preciso que o leite contenha culturas vivas, compostas de micro-organismos exclusivos, que são responsáveis pelos diversos benefícios à saúde”, explica a nutricionista. Esses micro-organismos são bactérias do bem, que atuam no sistema imunológico e defendem o corpo contra os agentes infecciosos.

 

molho molheira saladas iogurte

Foto Rodrigo Moreira/Colaborador

 

Versões variadas

A seguir, confira algumas das versões de iogurte disponíveis e suas principais características – é só escolher o mais ideal para o seu perfil!

Natural: não tem aditivos químicos, por isso, possui sabor ácido. Para ser integral, precisa ter pelo menos 3g de gorduras a cada 100g do produto. Pode ser usado para molhos ou batido com outros ingredientes, como frutas e mel.

Desnatado: com baixo teor de gorduras, o iogurte desnatado pode ser tanto o natural quanto o saborizado. É indicado para quem segue uma dieta com baixo teor de gorduras, mas o produto desnatado não garante que ele venha livre de outros ingredientes como o açúcar.

Zero açúcares: indicado principalmente para pessoas diabéticas ou que estão controlando o peso, os iogurtes saborizados livres de açúcar são adoçados com os conhecidos adoçantes. Leia o rótulo e opte por adoçantes como a sucralose, de sabor mais semelhante ao do açúcar, e cujos estudos ainda não identificaram riscos à saúde.

Zero lactose: é um dos nomes para o iogurte sem lactose, recomendado para quem tem intolerância à substância. É possível encontrar iogurtes feitos com leite de vaca e acrescidos da enzima lactase, mas também as opções feitas de leite de soja.

 

Consultoria Juliana Castelli, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Engana-se quem pensa que é impossível conseguir boas fontes de proteínas fora das carnes. A ervilha é prova disso. Saiba mais sobre essa leguminosa!

Estilo de vida

A alimentação é uma aliada para perder de peso e ganhar massa muscular. Mas como acertar nas refeições do pré e pós-treino? Descubra!

Estilo de vida

Quer perder aqueles quilinhos extras de maneira rápida e eficaz? Veja como funciona a dieta da emergência, pronta para você fazer as pazes com o espelho!

Estilo de vida

Descubra os poderes do milho! Além de muito sabor, esse ingrediente pode turbinar sua saúde de diversas maneiras! Confira!

Estilo de vida

Os alongamento são uma boa opção para quem quer começar fazer exercícios físicos e também para evitar dores musculares. Confira algumas dicas!

Estilo de vida

Você deseja incluir nutrientes de sobra nos lanches e refeições? Então, pode contar com a chia! Conheça mais sobre essa poderosa semente!

Estilo de vida

A cor verde dos alimentos revela: são repletos de antioxidantes, fibras, minerais e vitaminas. Protegem contra o câncer, etc. Leia mais sobre o brócolis

Estilo de vida

Rico em licopeno, o tomate controla o colesterol, combate a pressão alta, previne o câncer de próstata e ainda deixa a alimentação muito mais saborosa.