Entenda o que é o modelo psicoterapêutico Gestalt

A gestalt terapia se desenvolveu a partir de diversas pensamentos, possuindo ideias semelhantes ao humanismo, ao existencialismo e também à fenomenologia

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/09/2016 às 14:06
Atualizado às 11:33

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A gestalt terapia se desenvolveu a partir de diversas correntes de pensamento. Possui ideias semelhantes ao humanismo, ao existencialismo e também à fenomenologia. O gestalt terapeuta Marcelo Pinheiro explica que o contexto do surgimento dessa abordagem nos leva ao século 20. “Nessa época, houve uma mudança de percepção da forma como o ser humano se aproxima da realidade. Se pensarmos em um método científico clássico, determina-se que há uma busca por verdades que independem de quem está fazendo a observação – uma verdade científica dentro desse modelo é a que pode ser comprovada por outros pesquisadores, em outros locais, desde que se mantenham as mesmas condições”, pontua.

modelo terapia gestalt

FOTO: Shutterstock

Entretanto, Marcelo ressalta que a transformação ocorreu quando a ideia de uma possível neutralidade foi se perdendo, porque houve a percepção de que não se pode separar sujeito e objeto, ou seja, o homem do seu mundo. Isso porque os indivíduos enxergam a realidade a partir de suas histórias, das suas crenças e de seus valores. Assim, o que alguém percebe está totalmente atrelado a sua forma de ser.

SAIBA MAIS

Terapia lacaniana: entenda como funciona e para quem é indicada

Ansiedade: conheça as psicoterapias indicadas no tratamento

Terapias podem ser mais eficazes no tratamento da ansiedade

Texto: Érika Alfaro Edição: Angelo Matilha Cherubini

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.