ESTILO DE VIDA

O que é mito e verdade quando o assunto é a visão

A visão pode ser alvo de diversas dúvidas, que envolvem alimentação e hábitos do dia a dia. Portanto, chegou a hora de sanar algumas delas.

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/09/2016 às 19:14
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Forçar a vista prejudica o olho? Comer cenoura deixa a visão melhor? O professor do departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da UFMG, Márcio Nehemy, esclarece as principais dúvidas sobre visão!

A visão é alvo de diversas dúvidas

FOTO: Shutterstock

Ficar muito tempo na frente do computador faz mal à vista?

MITO. A única ressalva que fazemos é a que, quando a pessoa está na frente da tela, aumenta-se o nível de atenção e, assim, ela pisca menos. E piscar é muito importante para lubrificar os olhos. Temos que nos lembrar de piscar mais.

Cenoura faz bem para a visão?

VERDADE. A cenoura contém vitamina A, que é importante para o mecanismo da visão. De fato é bom, mas a quantidade que ingerimos desse alimento normalmente, dentro de uma dieta saudável, já é suficiente. Não é necessário comer mais. Frutas e verduras, especialmente aquelas de tom verde mais escuro, fazem bem à saúde dos olhos. O mesmo vale para frutas amarelas e alimentos que contenham ômega-3, que são os peixes em geral. Em síntese, uma alimentação saudável, bem colorida, faz bem para o organismo completo, inclusive para os olhos.

SAIBA MAIS:

Descubra 5 alimentos que são bons para a saúde dos olhos

Entenda como a catarata afeta seus olhos e sua saúde

Chegou aos 40? Dê atenção especial aos olhos!

Forçar a vista aumenta o grau?

MITO. Aliás, são dois mitos contraditórios. Há pessoas que dizem que se a pessoa não usar óculos, precisando usar, a situação do grau vai piorar. Na verdade, não piora nada, mas ela vai continuar enxergando mal. Por outro lado, há gente que recomenda não usar óculos porque, senão, “não para nunca mais de usar”. Isso não existe. O grau pode aumentar ou estagnar independentemente do uso dos óculos.

Quem tem diabetes têm mais chances de ter problemas de visão?

VERDADE. Diabetes também é uma das principais causas de cegueira do mundo. A manifestação se dá pela retinopatia diabética, que afeta 40% dos diabéticos. Difunde-se um conceito muito errado: de que se a pessoa com diabetes está enxergando bem, não precisa ir ao médico. Isso é um erro.  A doença afeta os vasos sanguíneos de todo o organismo, inclusive os da retina. Aqueles que conseguem manter controle da glicose, pressão arterial, colesterol e não têm focos infecciosos, têm menos chances de ter problemas nos olhos. Mas não há garantias. Todos devem fazer exames preventivos.

A visão pode ser afetada pelo uso contínuo de computador? Essa e outras respostas são respondidas

FOTO: Shutterstock

Óculos sem proteção UV fazem mal à saúde dos nossos olhos?

VERDADE. Quando estamos num ambiente claro, a nossa pupila se contrai. No escuro, ela dilata para permitir a entrada de mais luz. Se usamos óculos com lentes escuras, mas sem a proteção ultravioleta, a pupila vai se dilatar, mas não estará mais protegida.

Texto Jussara Tech

Consultoria Márcio Nehemy,  professor do departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia  da Faculdade de Medicina da UFMG